Prefeitura inicia a construção de mais duas creches em Campinas

Prefeito mostra Ordem de Serviço para início das obras no Parque dos Pomares
O prefeito Dário Saadi participou das cerimônias de início da construção das creches do Parque dos Pomares e Bosque das Palmeiras na manhã deste sábado, 18 de março. O investimento nas obras é de, respectivamente, R$ 9,6 milhões e R$ 8,7 milhões.
As unidades integram o Programa Espaço do Amanhã e cada uma atenderá 320 crianças com idade de 0 a 5 anos. A previsão é que estejam funcionando no 1º semestre de 2024. Os projetos arquitetônicos e executivos foram feitos por meio de contrapartida entre a Prefeitura e a construtora MRV; já as obras, mediante parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária).
Ambas as creches terão 1.695 metros quadrados que abrigarão oito salas de aulas, sendo que cinco são para atendimento em período integral. Os prédios também contarão com secretaria, sala dos professores, diretoria, copa e banheiros para os funcionários, depósito de material pedagógico, banheiros infantis, pátio coberto, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, parque infantil e casinha de boneca. Todos os ambientes terão acessibilidade.
Para o prefeito Dário Saadi, é uma emoção muito grande poder dar andamento a um projeto dessa magnitude. “As creches vão melhorar muito a qualidade de vida da população”, disse o prefeito. Além de agradecer o apoio da Câmara, da Secretaria de Educação e da Fumec para a concretização do programa, Dário Saadi também ressaltou o papel da população e das lideranças dos bairros, “acompanhei a luta de vocês, que é histórica”.
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida, além da infraestrutura e equipamentos de primeira qualidade, as crianças contarão “com ensino de qualidade, que é modelo para o Brasil”.
O presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rossini, também reforçou o quanto uma creche é importante para as famílias: “As mães e pais vão poder trabalhar sabendo que seus filhos estarão sendo cuidados, abrigados e recebendo aprendizado nesta fase importante para o desenvolvimento”.
O Espaço do Amanhã vai zerar a fila por vagas nas creches da cidade, conforme o secretário de Educação, José Tadeu Jorge, propiciará que todas as crianças estejam na educação infantil. “É uma vitória de Campinas porque é pela Educação que vamos desenvolver ainda mais essa cidade”, afirmou Tadeu Jorge.
Ambas as cerimônias tiveram a participação de lideranças e moradores que vieram conferir a maquete com o modelo das creches e ouvir mais sobre os projetos. Simone Mesquita, presidente da Associação do Bairro do Parque dos Pomares, enfatizou que foi uma batalha longa e que a vitória não é somente dela, mas de todos os moradores e de toda a população. No Bosque das Palmeiras, Edison Pontes, presidente da Associação dos Moradores do bairro; e Patrícia Reis, também da Associação, também demonstraram a alegria com que a população está recebendo o início dessas construções. “Estamos muito felizes. Foram praticamente dez anos para essa conquista. Em breve nossa creche estará pronta para atender as nossas crianças”, comemorou Patrícia.
O evento também teve a presença dos vereadores Permínio Monteiro, Higor Diego e Carmo Luiz; dos secretários de Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes; Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini; Transporte, Fernando de Caires; dos presidentes da Ceasa, Valter Greve; e Fundação Mata de Santa Genebra, Cidão Santos. O diretor da Fumec, Ary Pissinato, e representantes das construtoras também participaram.
Espaço do Amanhã
O programa Espaço do Amanhã construirá 16 creches em cinco regiões de Campinas. As áreas escolhidas são onde há maior demanda por vagas. Com isso, ampliará em cinco mil o número de vagas na educação infantil municipal.
Atualmente, 4.500 crianças, com idade entre 0 e 3 anos, aguardam vaga na rede municipal de ensino. A expectativa é que todas as creches comecem a funcionar no primeiro semestre de 2024.
Outros bairros que terão novas creches
O Espaço do Amanhã também contemplará creches nos bairros Jardim do Lago II, Residencial Cosmos, DIC I, Parque Itajaí, Jardim Santa Rosa (Residencial Cittá), São Luiz, DIC IV, Residencial Campo Florido, Distrito Ouro Verde, Vila Olímpia, Paraíso de Viracopos, Residencial São Bento, Jardim Fernanda, Distrito do Campo Grande.
Rede
A rede municipal de ensino tem 208 unidades, sendo 163 de educação infantil, 44 entidades colaboradoras de educação infantil e 45 escolas de ensino fundamental. Ao todo são 61,9 mil alunos matriculados.