Prefeitura inicia instalação de rede com 25km de fibra ótica

A Prefeitura de Holambra deu início esse mês à implantação da rede de fibra ótica em praças e prédios públicos – incluindo unidades de ensino e saúde. Serão beneficiados 39 pontos, nas zonas urbana e rural, com o objetivo de melhorar o sistema de telecomunicações e atendimento à população. Com a interligação, o acesso à internet ficará mais rápido, seguro e com maior disponibilidade, dinamizando a transmissão de dados e o trabalho administrativo nos mais diversos setores.

fibra1No ano passado, a Prefeitura adquiriu 148 computadores a partir de financiamento do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, o PMAT. Máquinas de todas as repartições, escolas e creches foram trocadas e os computadores de postos de saúde também estão sendo substituídos.

“Essa interligação da fibra ótica será importante para preparar a rede para futuros projetos como a ampliação do sistemas de videomonitoramento e de internet gratuita”, explicou o prefeito Fernando Fiori de Godoy.  “Essa tecnologia permite um desempenho muito superior de transferência de informações em relação à internet convencional”.

A fibra conectará as seis creches, sete escolas, cinco unidades de saúde e 21 outros prédios em aproximadamente 25 km de extensão a uma rede própria, dedicada e compartilhada por todos os pontos. A fase de instalação deverá ser concluída até o final do primeiro semestre – um investimento aproximado de R$ 1,4 milhão.

Internet Gratuita
O programa Cidade Digital, que leva conexão gratuita à internet em toda a zona urbana de Holambra, também está sendo reestruturado a partir da instalação da nova rede.

“Queremos aperfeiçoar o programa, concentrando o sinal de internet sem fio em praças e áreas públicas de convívio para que todos tenham por perto uma área com navegação liberada”, explicou o prefeito. “O acesso hoje em dia é fundamental para que as pessoas tenham mais oportunidades e possam se comunicar com agilidade”.

 

 

Comentários