Prefeitura inicia Mutirão de Mamografia

Trinta e cinco mulheres já foram beneficiadas pelo mutirão de Mamografia promovido pela Prefeitura a partir dessa semana. A ação, que teve início no dia 6, faz parte da programação do Outubro Rosa em Holambra e reduzirá em 90% a fila de espera por este tipo de procedimento no município. Serão agendados até o final do mês 130 exames além dos 40  que já são realizados regularmente – sem a necessidade de locomoção para hospitais de referência.

As pacientes holambrenses estão sendo atendidas em clínica particular local que recebe moradores usuários da rede pública de saúde por meio de parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CISMETRO. As mulheres que estão em situação de espera são comunicadas por profissionais da Policlínica Municipal sobre a data e horário do agendamento.

“Em Holambra, as ações do Outubro Rosa são efetivas. Práticas. O mutirão é prova disso. Vamos reduzir drasticamente a fila de espera por mamografia”, disse o prefeito Fernando Fiori de Godoy. “Em todas as nossas unidades de saúde os servidores estão uniformizados e engajados nessa ação de conscientização. Prevenção e cuidado com a saúde são sempre os melhores caminhos”.

A médica radiologista da clínica, Mara Pimentel Moreira, aconselha que as pacientes levem no dia do exame a última mamografia realizada e pede que elas evitem o uso de cosméticos. “A gente orienta para não passar talco nas axilas, nem desodorante, porque isso dá a falsa impressão de ter microcalcificação”, explica.  Ela conta também que o procedimento deve ser evitado próximo ao período menstrual, quando as mamas ficam mais doloridas. Mulheres grávidas não devem fazer o exame.

A chefe de cozinha Rozeni Pasqualeti, de 46 anos, aguardava para fazer a mamografia há dois meses. Ela foi chamada para realizar o procedimento nesta primeira semana de mutirão e comemorou a possibilidade de ser atendida de forma rápida e sem sair da cidade.

“Eu sempre passava no médico e ele pedia para fazer, mas eu não tenho tempo de perder o dia inteiro para ficar fora de Holambra”, explicou. “Aí como aqui é perto, eu saio e vou trabalhar de novo. Então eu falei: ‘agora eu não vou perder. Eu vou’. E ficou bem melhor, mesmo”.

A dona de casa Sônia Aparecida Natalli de Campos, de 55 anos, também aprovou a comodidade. “Uma maravilha fazer aqui pertinho. Primeiro a gente tinha que ficar quase o dia todo fora de casa. Agora não. É tranquilo. Já vem e logo tá pronta para ir embora, cuidar dos afazeres”, contou.

Outra paciente atendida nos primeiros dias de mutirão é a também dona de casa Rosemary Souza Gomes, de 52 anos. Moradora do bairro Imigrantes, ela disse que cuida da saúde e costuma passar por consultas médicas regularmente. Assim que saiu da sala de exame, contou como se sentiu durante o procedimento.  “Foi muito bom. O atendimento foi ótimo”, elogiou. “Esse negócio de que dói… não. Não dói nada. E aqui eu me senti à vontade. Eu não senti nada de incômodo”.

A rede municipal de saúde de Holambra oferece exames de mamografia gratuitos também em hospitais de referência como o Ambulatório Médico de Especialidades de Amparo e há vagas disponíveis. “A realização de exames em Holambra traz comodidade, mas temos opções para quem quer acelerar o agendamento”, afirmou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglesias. O transporte para outros municípios é oferecido gratuitamente pela Prefeitura.

Beneficiada pelo mutirão, dona Sônia fez sua parte. Optou pela prevenção e deixou o recado: “A gente tem que fazer a rotina para prevenir e, se der alguma coisa, vai se tratar e sarar. Cuidar e ficar bem, né?”.

As unidades de saúde de Holambra oferecem gratuitamente consultas com médicos para acompanhamento regular. Os postos de atendimento dispõem de profissionais para orientações necessárias à prevenção do câncer. Para dúvidas ou informações, a Policlínica Municipal atende pelo número (19) 3802-1555, Ramal 213.

Matéria: ASCOM

  

Comentários