Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de entulho vegetal

O Prefeito José Natalino Paganini se reuniu esta semana com o Departamento de Fiscalização de Posturas, com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e com a Guarda Civil Municipal para discutir medidas para fiscalização mais rígida e punição em casos de descarte irregular de entulhos pela cidade.

A ação será permanente e irá punir os responsáveis por descarte irregular de entulhos vegetais fora do prazo estipulado no cronograma de retirada da Prefeitura. “Existe um cronograma de retirada de entulhos vegetais e toda a logística da Prefeitura para a execução desse serviço é baseada nesse cronograma. Houve uma ampla divulgação, inclusive com entrega do calendário casa a casa, e mesmo assim algumas pessoas não estão cumprindo o estabelecido”, lamentou Paganini.

Para criação do cronograma, a área urbana da cidade foi dividida em sete setores. Cada um deles é visitado uma vez a cada sete semanas e a população deve depositar na calçada, sempre no sábado e no domingo anteriores ao início do cronograma naquele setor, os entulhos vegetais (sofás, colchões, podas de árvores, madeiras, armários, etc). Ao longo da semana, a Secretaria de Serviços Públicos faz a remoção e destinação correta de todo o material. “As pessoas não estão acompanhando esse cronograma e estão colocando o material na rua de forma desordenada e fora do prazo. Estamos intensificando a divulgação das datas corretas e, em seguida, faremos a fiscalização com autuação e aplicação de multa dos casos irregulares”, enfatizou o Prefeito.

Os bairros Barão Ataliba Nogueira, Eleutério, Ponte Nova e também a Zona Rural são atendidos através de registro no SAC da Prefeitura pelo telefone 156, pelo site www.itapira.sp.gov.br/sac ou pelo aplicativo Itapira Oficial. Eles não entraram no cronograma devido demanda menor que os demais.

Vale lembrar que a Prefeitura não retira entulhos de construção civil. Nestes casos, o responsável pela obra deve fazer a contratação de serviços especializados para limpeza. Depósitos irregulares em calçadas e vias públicas também são fiscalizados com autuação e aplicação de multa.

Acesse o cronograma: https://tinyurl.com/yy6juasr.

 

Comentários