Prefeitura lança espaço de educação ambiental na Biblioteca Municipal

O prédio da Biblioteca Municipal de Holambra recebe essa semana um novo espaço voltado à educação ambiental. O lançamento do projeto acontece nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, a partir das 8 horas. A novidade conta com apoio institucional da concessionária Águas de Holambra e tem por objetivo formar cidadãos mais conscientes através de ações lúdicas e simples que envolvam a temática do Meio Ambiente.

Após o ato inaugural, alunos e moradores poderão acompanhar apresentações de teatro e contação de histórias. O espaço, que incentiva a interação, fará com que frequentadores da Biblioteca possam aprender mais sobre o assunto e ainda dar sugestões aos responsáveis pelo setor utilizando as próprias instalações.

De acordo com o diretor municipal de Meio Ambiente, Nilson Marconato, o prédio da Biblioteca, instalado no bairro Morada das Flores, foi reconhecido esse ano pelo Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado, como um exemplo de construção sustentável devido às suas características estruturais.

“O espaço vem se destacando nos últimos anos por ser palco de diversas atividades culturais e artísticas e, agora, queremos fazer deste local também uma ferramenta de conscientização da população sobre a sustentabilidade”, explica. “Temos um prefeito que trata a questão ambiental com seriedade. Isso é fundamental para a construção de um futuro melhor pra nossa cidade”.

O local recebeu decoração, hortas verticais, lixeiras de reciclagem, um modelo de funcionamento da energia solar, brinquedoteca de material reciclável, uma ecoteca com livros e revistas sobre o meio ambiente, exposições itinerantes de trabalhos de alunos e painéis educativos e interativos.

A construção, inaugurada em 2008, foi planejada com requisitos de baixo consumo de energia elétrica como, por exemplo, amplas janelas. Esse ano, a Prefeitura também instalou redutores de vazão nas torneiras para reduzir o consumo de água.

Matéria: ASCOM

 

Comentários