Prefeitura lança nesse sábado livro em homenagem aos 70 anos da imigração holandesa

A Prefeitura lança nesse sábado, dia 15 de dezembro, o livro “Sabor de História” – obra que reúne dezenas de receitas de moradores da cidade e que ajudam a traduzir em temperos sua trajetória e sua relação afetiva com Holambra. O evento será aberto ao público e vai ser realizado às 10h no Salão da Terceira Idade. A publicação é uma homenagem às sete décadas da imigração holandesa para o município, celebradas este ano.

Durante o lançamento, que contará com a participação de colaboradores da obra, os presentes poderão experimentar um dos pratos que fazem parte do livro, o Oliebollen, um tradicional bolinho holandês. Além de receitas trazidas pelos imigrantes, fazem parte da publicação pratos como bolo de banana, vaca atolada e beijo de mulata, o que mostra a fusão de culturas tão presente no município.

Mais do que apresentar os ingredientes e a forma de preparo, o livro conta a história por trás das receitas, as lembranças que carregam ou ainda as ocasiões em que são preparadas. “Quisemos mostrar a cultura de nossa comunidade por meio da culinária”, explicou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “É um resgate de memórias e uma grande celebração da união de brasileiros de diferentes origens e holandeses”.

Além das receitas, a publicação traz ainda comentários do prefeito Fernando Fiori de Godoy, do cônsul-geral dos Países Baixos em São Paulo, Cor van Honk, e do Museu Histórico da Imigração da cidade. A iniciativa recebeu dos portais de notícias Holambrense, Nogueirense, Coelhense e N60 o prêmio “Melhores do Ano”, em novembro, na área da Cultura.

O Salão da Terceira Idade, local do lançamento, fica na Rua Muscaris, 99, no bairro Morada das Flores. A entrada é de graça.

 

Comentários