Prefeitura lança no domingo livro em homenagem aos 70 anos da imigração holandesa

A Prefeitura lança nesse domingo, dia 27 de janeiro, o livro “Sabor de História” com receitas de moradores da cidade. O evento é gratuito, aberto ao público e vai ser realizado às 9 horas na Praça do Moinho. A publicação é uma homenagem às sete décadas da imigração holandesa para Holambra, celebradas em 2018.

Durante o lançamento, que contará com a participação de colaboradores da obra, os presentes poderão experimentar alguns pratos que fazem parte do livro. Além de receitas trazidas pelos imigrantes, fazem parte da publicação pratos como bolo de banana, vaca atolada e beijo de mulata, que ajudam a mostrar a fusão de culturas tão presente no município. Mais do que apresentar os ingredientes e a forma de preparo, o livro conta a história por trás das receitas, as lembranças que carregam ou ainda as ocasiões em que são preparadas. Também está prevista para o lançamento a apresentação dos Gaiteiros de Holambra.

“Quisemos mostrar um pouco da riqueza cultural e da diversidade de nossa comunidade por meio da culinária”, explicou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “É um resgate de memórias e uma grande celebração da união de brasileiros vindos de diferentes regiões do país e holandeses”.

Além das receitas, a publicação traz ainda comentários do prefeito Fernando Fiori de Godoy, do cônsul-geral dos Países Baixos em São Paulo, Cor van Honk, e do Museu Histórico da Imigração da cidade. A iniciativa recebeu dos portais de notícias Holambrense, Nogueirense, Coelhense e N60 o prêmio “Melhores do Ano”, em novembro, na área da Cultura.

A Praça do Moinho fica em frente ao principal cartão postal do município, o Moinho Povos Unidos, que fica na Alameda Maurício de Nassau, 240 – Centro. O lançamento antecederá o segundo dia do Taurus, festival de churrasco e assadores.

 

Comentários