Prefeitura leva avaliações audiológicas às escolas e creches a partir de setembro

A Prefeitura de Holambra inicia em setembro, nas escolas e creches municipais, um novo trabalho voltado à saúde auditiva dos mais de 2,5 mil estudantes da rede. O projeto “Amigos da Audição” irá oferecer avaliação audiológica e eventual tratamento a alunos que por ventura apresentarem deficiências ou dificuldades para ouvir.

De acordo com o diretor municipal de Educação, Alexandre Moreira, a audição é um dos sentidos mais utilizados no processo de aprendizado e o acompanhamento médico nas unidades busca melhorar o rendimento escolar dos estudantes.

“Queremos com essa parceria não apenas diagnosticar alunos com problemas auditivos, mas também prevenir possíveis problemas futuros de audição”, explicou. “Esse é um projeto pioneiro e que vai transformar não apenas o trabalho da educação, mas também a qualidade de vida dessas crianças”.

Inicialmente a proposta será trabalhada a partir de ações educativas e questionários endereçados aos pais e responsáveis. Em seguida serão feitos atendimentos com fonoaudióloga e exames nas próprias unidades escolares. Alunos do Fundamental I, com 6 a 10 anos de idade, serão os primeiros contemplados pela ação.

“Serão montadas cabines acústicas para isolamento sonoro e realização dos testes. Os resultados serão entregues imediatamente”, conta Alexandre.

De acordo com o departamento municipal de Saúde de Holambra, os problemas mais comuns estão relacionados à otite (infecção de ouvido) e cerúmen (excesso de cera). “Holambra oferece consultas com otorrinolaringologista e encaminha pacientes, sempre que necessário, para exames clínicos mais detalhados”, afirma Valmir Marcelo Iglecias, diretor da pasta. “O diferencial dessa ação nas escolas é que faremos um trabalho preventivo e de acompanhamento. A audição é fundamental para assegurar o ensino às crianças”.

  

Comentários