Prefeitura nomeia Grupo Técnico do Comitê Municipal de Enfrentamento aos Impactos da Mudança do Clima

Crédito: Carlos Bassan

Ação está prevista no pacote lançado em fevereiro para enfrentar os impactos das mudanças climáticas em Campinas

O Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 8 de abril, traz a nomeação dos servidores municipais que irão integrar o Grupo Técnico do Comitê Municipal de Enfrentamento aos Impactos da Mudança do Clima, conforme previsto no pacote de ações lançado pela Prefeitura em 15 de fevereiro deste ano para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

São, no total, 38 servidores de 15 órgãos da administração direta e indireta que irão atuar neste grupo consultivo, que tem por incumbência organizar as Câmaras Temáticas junto aos representantes da sociedade civil organizada e, também, promover o aprofundamento dos debates e elaboração de proposições para a adaptação e mitigação dos impactos da mudança do clima e da poluição atmosférica de Campinas, além da elaboração de relatórios de monitoramento e acompanhamento de tais efeitos.

“Caberá também ao Grupo Técnico do Comitê Municipal de Enfrentamento aos Impactos da Mudança do Clima acompanhar a implementação e o monitoramento do Plano Local de Ação Climática, que encontra-se em fase final de elaboração”, destaca a assessora técnica da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Ângela Guirao.

A portaria com as nomeações está no disponível em https://portal-api.campinas.sp.gov.br//sites/default/files/publicacoes-dom/dom/1219341035210410352112193408.pdf#page=19 

Comitê

Além do Grupo Técnico, o Comitê Municipal de Enfrentamento aos Impactos da Mudança do Clima é formado por Grupo Gestor (deliberativo) e Câmaras Temáticas (participativo), além do Grupo de Emergência Climática, ligado à Defesa Civil e que já está instalado e em funcionamento.

Pacote de ações

Campinas lançou, em fevereiro de 2024, um pacote de ações para enfrentar os impactos das mudanças climáticas no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Dário Saadi em evento na Sala Azul do Paço Municipal.

Entre as medidas estão a criação do Comitê Municipal de Enfrentamento aos Impactos da Mudança do Clima, e a mudança da denominação da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) para Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas).

Outra novidade foi o lançamento do Portal das Ações Climáticas de Campinas (portal.campinas.sp.gov.br/sites/acoesclimaticas), que mostra as principais fontes de emissão de CO2 na cidade, o número de árvores plantadas, as toneladas de CO2 absorvidas e as toneladas de emissões evitadas.