PREFEITURA PROMOVE AÇÕES DE COMBATE À DENGUE NA FEIRA CULTURAL E NO ITAQUERÊ

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado, 16 de março, duas ações em diferentes regiões do município, com intuito de coibir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, bem como informar a população dos cuidados necessários a serem mantidos em suas residências e alertar sobre quais são os sintomas da doença. A medida ocorreu de forma simultânea entre as 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas, após a criação pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC, do Comitê Metropolitano de enfrentamento à Dengue.

Na Feira Cultural, localizada na Praça do Novo Centro, próxima a Caixa Econômica Federal, uma equipe de profissionais realizou, das 8h às 12h, uma ação educativa com distribuição de informativos e esclarecimento de dúvidas.
Já no bairro Itaquerê, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) estiveram nas ruas, das 8h às 12h, em um mutirão para vistoria de imóveis com apoio do caminhão do “Cata Bagulho”, fazendo a remoção de materiais inservíveis e lixo vegetal. 54 chácaras foram vistoriadas, com 15 focos do mosquito sendo eliminados.
Além das ações deste sábado, a Secretaria de Saúde segue tomando um conjunto de medidas de enfrentamento à arbovirose, como:

– Ampliação do atendimento espontâneo nos seis Posto de Saúde da Família, no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas e no Pronto Socorro, de segunda a sexta-feira;

– Decretação de situação de emergência em saúde pública para a dengue;

– Mutirão contra à Dengue em todos os bairros do município entre os dias 5 a 9 de fevereiro;

– Busca ativa diária nos imóveis do município pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE);

– Ciclo de palestras para alunos da rede pública de ensino, entre os dias 20 a 22 de fevereiro;

SAIBA + https://pmsaposse.sp.gov.br/prefeitura-promove-acoes-de…/