Prefeitura promove capacitação para conselheiras tutelares

O Departamento de Ação Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, promoveu capacitação para as conselheiras tutelares que atuam no município. O curso foi ministrado pelo consultor e conferencista, Luciano Betiate, no dia 13 de março, na cidade de Campinas.

A capacitação com o tema “Conselho Tutelar de A a Z”, tem como intuito oferecer informações sobre a prática do atendimento à criança e ao adolescente, a fim de que o público-alvo possa melhor conhecer, identificar e proteger os direitos expressos na Lei 8.069/1990 que dispõe sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). As atribuições do órgão, o atendimento às vítimas de violência e a nova lei de crimes sexuais foram alguns dos temas abordados durante o curso.

Luciano Betiate foi conselheiro tutelar por dois mandatos em Ibiporã-PR e, atualmente, é escritor, conferencista e coordenador de seminários sobre Direitos Humanos e temas relacionados à Infância e à Juventude. Estudioso do fenômeno da violência doméstica e familiar, Betiate é autor de seis publicações direcionadas ao Conselho Tutelar que têm auxiliado na capacitação de conselheiros tutelares e de direitos em todo o país.

Durante a capacitação, Betiate apresenta o conteúdo levando em consideração a prática cotidiana de forma contextualizada, a partir de proposição de problemas, espaço para trocas de experiências, exposições dialogadas, estudos de caso e diálogos em grupo.

“A realização dessa capacitação para as profissionais do conselho tutelar é uma grande conquista, e o mérito é de cada uma dessas funcionárias que se empenham e buscam se especializar com o objetivo de prestar um serviço de forma mais qualificada e humanizada. Graças ao empenho da administração Cláudia Botelho e de toda equipe da gestão municipal, cumprimos mais uma etapa que só acrescenta na carreira de nossas conselheiras”, destacou a prefeita Cláudia Botelho.

Matéria: ASCOM

 

Comentários