Prefeitura realiza manutenção de cacimbas na zona rural de Holambra

O departamento municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando nos últimos meses serviços de manutenção de cacimbas (ou mini bacias) para ampliar a capacidade de contenção da água da chuva nas estradas rurais da cidade, facilitando o escoamento e reduzindo processos erosivos. Entre as vicinais contempladas pela ação da Prefeitura estão as HBR 020, 040, 060, 253, 266 e 335.

De acordo com o diretor municipal de Meio Ambiente, Nilson Marconato, o objetivo é reduzir a velocidade da água para evitar erosão, assoreamento de cursos hídricos e, consequentemente, para diminuir a necessidade de manutenção dos leitos carroçáveis, economizando recursos públicos e alimentando o lençol freático.

Além das cacimbas, outra obra foi realizada no bairro Santo Antônio (Pinhalzinho), próximo à empresa La Viva. A Prefeitura construiu uma rede de drenagem com 60 metros de extensão através de tubos de 40 centímetros para conter o processo erosivo, que provoca o assoreamento do córrego do bairro Fundão, afluente do Rio Jaguari, em dias de chuva.

 

Comentários