Prefeitura realiza Mutirão de Mamografia até 31 de outubro

A Prefeitura de Holambra realiza durante todo o mês, como parte da programação da campanha Outubro Rosa, novo mutirão de Mamografia na cidade. Os exames serão realizados na clínica local que atende pacientes holambrenses por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CISMETRO. Serão agendados nesse período 150 procedimentos – além dos 50 que já são realizados regularmente todos os meses.

A iniciativa, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, é um importante incentivo ao cuidado da saúde da mulher. “Aproximamos o exame através dessa parceria e zeramos a fila de espera através das ações do departamento de Saúde. Queremos oferecer às holambrenses toda a estrutura necessária para que elas façam a prevenção e tenham condições de diagnosticar eventuais problemas em tempo de realizar o tratamento de maneira adequada”, disse.

De acordo com o diretor municipal de saúde, Valmir Marcelo Iglesias, mulheres acima de 40 anos que não fizeram o exame nos últimos 12 meses devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para agendar uma consulta com um ginecologista, que é o profissional responsável pelo encaminhamento. A ação é realizada em parceria com a clínica Maraton. “Com a solicitação médica em mãos e com o Cartão Cidadão, a moradora deve ir até a Policlínica Municipal para agendar o procedimento”, explicou Valmir.

Também até o dia 31 servidores da área da saúde vão distribuir materiais com informações sobre a doença, formas de prevenção e como realizar o autoexame nos postos de saúde e no comércio da região central.

Desde abril do ano passado todas as mamografias são realizadas no município, ou seja: as holambrenses não precisam mais se deslocar para outras cidades para fazer a consulta. O resultado, que já chegou a demorar 30 dias, sai agora em uma semana.

Segundo Valmir, Holambra não possui fila de espera para a realização deste tipo de exame. “Câncer de mama é um assunto sério. É importantíssimo que as mulheres se cuidem”, explica.

Em 2017 foram registrados na cidade dois casos de câncer de mama. As mulheres passam por tratamento.

  

Comentários