Prefeitura realiza nesta quarta-feira o “Dia de Combate a Hipertensão”

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quarta-feira, dia 20 de abril, o “Dia de Combate a Hipertensão”. A Ação de Conscientização, Prevenção e Combate a Hipertensão que será  realizada pelo Nasf (Núcleo Apoio a Saúde da Família),  vai acontecer a partir das 7h na Lagoa dos Pássaros e é aberta a toda a população.

A programação vai contar com aferição de pressão arterial, alongamento, palestra informativa e encerrada com um café da manhã.

Hipertensão

A Hipertensão, também chamada de pressão alta (PA), pode ocorrer em diferentes fases da vida: na velhice, na menopausa, na idade adulta, no jovem e na criança. Pressão arterial elevada acaba prejudicando não só os rins, mas o coração e principalmente o cérebro.
0 valor de referencia da pressão alta mudou. Atualmente, considera-se que valor igual ou maior a 140×90 mmHg e indicativo de hipertensão e são necessárias varias medidas para classificar um individuo como hipertenso.

Hipertensão em Crianças e Adolescentes

Quanto mais altos forem os valores da pressão arterial e mais jovem o paciente, maior e a possibilidade de a hipertensão ser secundaria, com maior prevalência das causas renais (GR I,
NEC). A ingestão de álcool, o tabagismo, o uso de drogas e a utilização de hormônios esteroides, do crescimento, de anabolizantes e de anticoncepcionais orais devem ser considerados como possíveis causas de hipertensão nessa população.

Matéria: Wagner Luan

acaohipertensao

 

Comentários