Prefeitura realiza primeira Campanha de Doação de Sangue de 2017

A Prefeitura de Holambra promove nessa sexta-feira, dia 3 de fevereiro, a primeira Campanha de Doação de Sangue do ano, realizada em parceria com o Hemocentro da Unicamp.  A coleta acontece das 8h às 12h no Salão da Terceira Idade.

Para doar, basta apresentar um documento de identidade com foto e respeitar requisitos básicos – entre eles, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Homens que já fizeram uma doação nos últimos 60 dias não poderão doar novamente. As mulheres deverão aguardar 90 dias entre uma doação e outra.

A Campanha, realizada todos os anos, é dividida em quatro etapas distribuídas entre os meses de fevereiro e novembro. Em 2016 elas tornaram possível a coleta de mais de 180 bolsas de sangue – todas elas destinadas a hospitais públicos e filantrópicos da região.

De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, essa é uma iniciativa importantíssima e que ajuda efetivamente a salvar vidas.

“Uma única doação é capaz de ajudar pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. O procedimento de doação é muito simples, rápido e não oferece riscos aos doadores”, afirmou. “Em apenas dez minutos todos nós podemos fazer a diferença na vida de alguém”.

Segundo ele, muitos moradores doam sangue rotineiramente, mais de uma vez por ano, e é comum a participação de grupos. “Quem vence o receio, acaba participando sempre que pode. Existem ainda empresas e grupos de amigos que se reúnem para contribuir. Esse engajamento em favor da vida é fundamental para o sucesso desse trabalho”, afirmou o diretor.

Confira o calendário da Campanha de Doação de Sangue 2017 em Holambra

1ª etapa: 3 de fevereiro

2ª etapa: 5 de maio

3ª etapa: 4 de agosto

4ª etapa: 10 de novembro

Requisitos básicos

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 60 anos de idade.

– Pesar no mínimo 50kg.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Impedimentos

– Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas.

– Gravidez.

– Espera mínima de 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

– Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

– Vacina contra gripe: espera mínima de 48 horas.

– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

– Uso de drogas ilícitas injetáveis.

sangue

 

Comentários