Prefeitura retoma no Jardim das Primaveras projeto Turma da Audição

Os cerca de 400 alunos do ensino regular da escola municipal Jardim das Primaveras passam a partir de hoje, 18 de fevereiro, por avaliações audiológicas. A ação faz parte do projeto “Turma da Audição”, criado pela Prefeitura em setembro do ano passado e que oferece exame e tratamento aos estudantes que apresentem dificuldades para ouvir.

O trabalho teve início com uma peça teatral e, em seguida, serão feitos os atendimentos com fonoaudiólogo. Os resultados serão ser entregues na hora. A expectativa é de que em até dois meses todos os alunos desta unidade de ensino passem pelo procedimento.

Os primeiros contemplados pela ação foram os estudantes de 6 a 10 anos da escola municipal Recanto das Palmeiras. Cerca de 150 crianças realizaram o exame. Um dos problemas mais comuns está relacionado ao cerúmen (excesso de cera), que prejudica a audição e a compreensão do conteúdo educacional.

“Esse projeto é pioneiro e tem a capacidade de transformar a vida de muitas crianças”, explicou o prefeito Fernando Fiori de Godoy, presente na abertura dessa nova etapa do projeto. Segundo ele, Holambra oferece consultas com otorrinolaringologista e encaminha pacientes, sempre que necessário, para exames mais detalhados. “Essa iniciativa, porém, é importante pois trata-se de um trabalho de prevenção e de promoção de saúde e de incentivo à aprendizagem”, explica. “Estamos buscando o problema antes que ele se agrave e atrapalhe de forma determinante o ensino dessas crianças”.

A previsão é de que até o fim deste ano os cerca de 850 estudantes do 1º ao 5º ano da rede municipal passem pela avaliação.

 

Comentários