Prefeitura, Sky e ONG distribuem óculos para estudantes da rede pública de Jaguariúna

Projeto da Prefeitura Municipal da cidade em parceria com a Sky e Ong Renovatio quer melhorar a saúde visual dos estudantes

As crianças da Escola Prefeito Joaquim Pires Sobrinho, em Jaguariúna, aguardam para passar por um exame que pode mudar a vida delas: o de acuidade visual, ou de vista, como é comumente chamado. Guiados pelos colaboradores da Organização Não Governamental (ONG) Paulista Renovatio, em uma atividade divertida e que dura menos de 10 minutos, as crianças identificam letras e símbolos em cartazes colados na parede.

Aíssa, de 10 anos, diz as letras pequenas são embaçadas e bem miudinhas durante o teste. Ela é uma das 3.470 moradoras de Jaguariúna, entre crianças adolescentes e adultos de escolas públicas, que devem passar pela triagem do projeto “Saúde Visual Ver Bem”. Essa é uma parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna, Sky e a ONG Renovatio.

Jaguariúna é o primeiro município da América Latina a receber o projeto. A escolha das escolas foi feita a partir de outro projeto, o Escola +, viabilizado pela Sky e Prefeitura, que incentiva o uso de recursos audiovisuais em sala de aula. Todos os alunos da rede pública de ensino que forem diagnosticados com problemas de vista serão beneficiados com óculos de grau.

O pioneirismo de Jaguariúna no Projeto Saúde Visual é mais uma prova de que o município está à frente quando o assunto é educação, segundo o Prefeito Gustavo Reis. “Temos a melhor educação da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a melhor Merenda Escolar e também a melhor Saúde, então, entendo que esses dois projetos da Sky se somam a essas conquistas e só temos a agradecer. Estamos de braços abertos para novas parcerias e deixo aqui nosso muito obrigado à Sky, em nome de toda a população”, disse o prefeito.

O projeto

Essa é a segunda etapa do projeto, visto que no o dia 25 de fevereiro os professores receberam instruções para identificar, em sala de aula, estudantes que apresentem alguma dificuldade para enxergar, na hora de ler o quadro ou em momentos de leitura.

Na última etapa, realizada no dia 08 de abril, quem precisar usar óculos recebe uma consulta com médico oftalmologista e a doação dos óculos por meio da ONG Renovatio, que é parceira da Sky e do município nessa iniciativa. Estudantes diagnosticados com miopia receberão os óculos no mesmo dia, já aqueles que apresentam astigmatismo esperarão um mês pela entrega dos óculos.

“Nós somos uma ONG voltada exclusivamente para a saúde visual. Os óculos que serão distribuídos em Jaguariúna são desenvolvidos na Alemanha e ficam prontos em uma hora. Eles têm um design especial e inquebrável”, diz o analista social da ONG, Thiago Magalhães. Ele também afirma que até 2021, a ONG quer doar um milhão de óculos em todo Brasil.

 

Comentários