Prefeitura vistoria entrega das novas UBS’s do Fontanella e Nova Jaguariúna

A partir de março, cerca de 20 mil moradores serão atendidos nas novas instalações das Unidades Básicas de Saúde do Fontanella e Nova Jaguariúna, cujas salas, consultórios e demais instalações foram entregues devidamente equipadas.

Nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, o prefeito Gustavo Reis e a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, vistoriaram as obras das duas Clínicas Médicas entregues ao município com todo o equipamento necessário, recebendo as chaves das mãos do engenheiro Oswaldo Bardaro, representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Conforme o prefeito, ambas – a UBS-5, no Jardim Fontanella, e a UBS-1 José Poltronieri, no Nova Jaguariúna, serão inauguradas e entregues à população de Jaguariúna no próximo mês de março e toda a população será convidada para a cerimônia e a visita às novas instalações.

As duas novas unidades fazem parte de um lote de 53, que foram construídas na Região Metropolitana de Campinas (RMC) pelo programa Saúde em Ação, resultado da parceria entre Governo do Estado de São Paulo e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

“Com essas duas unidades e com a outra UBS que está sendo erguida no bairro Cruzeiro do Sul e recebe os últimos ajustes para também ser inaugurada, vamos ampliar o atendimento à população na área da saúde, o que é muito importante para quem busca crescer sem abrir mão da qualidade de vida para a população”, disse o prefeito.

Construídas com um modelo padrão, as duas novas unidades construídas pelo governo estadual possuem rampas de acesso para cadeirantes, acesso de ambulâncias para desembarque de pacientes direto na emergência, consultórios ginecológicos com banheiro privativo, consultórios odontológicos e um moderno sistema de segurança, que permite o monitoramento por imagens à distância, entre outras instalações.

Vantagens

Segundo a secretária Maria do Carmo, com o funcionamento das duas novas unidades, a partir de março a rede municipal ganha não só em potencial de atendimento à população como melhora consideravelmente as condições de trabalho dos servidores da Saúde.

“A prestação de serviços na Saúde pressupõe condições favoráveis para que médicos, demais integrantes das equipes de atendimento, bem como nos demais setores, possam desempenhar suas funções adequadamente, e isso está garantido”, avalia.

A nova UBS do Fontanella prestará atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a aproximadamente 10,2 mil moradores dos seguintes bairros: Jardim Fontanella, Jardim América, Jardim Berlim, Jardim Dom Bosco, Jardim Haruji, Jardim Mauá I e II, Jardim Novo Jaguari, Jardim Sônia, Bairro Santa Cruz, Vila 7 de Setembro e Vila São Francisco.

Já a UBS João Poltronieri, no Nova Jaguariúna, será a opção de atendimento primário para cerca de 9 mil moradores do Centro e nos bairros Nova Jaguariúna I, II e III, Carlos Gomes, Colina do Castelo, Fazenda Santa Úrsula, Fazenda Santa Júlia, Jardim Dona Iká I, II e III, Jardim Bela Vista, Jardim Botânico, Jardim Paraíso, Jardim Venturini, Monte Belo, Santa Maria, São Caetano, Tanquinho, São João I e II e Tonini.

Fotos: Ivair Oliveira/PMJ

 

Comentários