Primeiro eletroposto na Região Metropolitana de Campinas está situado no Restaurante e Confeitaria Martin Holandesa, em Holambra

Matéria: Paula Partyka

Até o fim de 2019 serão 150 postos de recarga em todo o Brasil para acompanhar aumento da oferta de produtos eletrificados

 Inaugurado nesta sexta-feira, 07, o primeiro posto de carregamento de veículos elétricos e híbridos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), no tradicional Restaurante e Confeitaria Martin Holandesa, em Holambra. As montadoras BMW, Chevrolet e Renault participaram do evento.

O proprietário da Martin Holandesa, Frank, fala que a iniciativa reflete aos valores da empresa, pois trabalha em uma linha sustentável sempre prezando por separar o lixo corretamente, por exemplo, além de possuir cisternas de captação de água da chuva. E claro, promover inovações e novidades na empresa, bem como difundir a mobilidade sustentável.

Com isso, sua expectativa é oferecer um diferencial para seus clientes e conquistar novos, uma vez que existe um aplicativo mundial que detecta todos os eletropostos do mundo. “Inclusive na inauguração vieram clientes de Serra Negra e outros municípios”, conta.

Veículos totalmente elétricos utilizam motores alimentados por baterias recarregáveis. O único combustível responsável por fazer o automóvel se movimentar é a eletricidade.

Um automóvel híbrido possui um motor de combustão interna, normalmente a gasolina e um motor elétrico que permite manter o motor de combustão funcionando a baixas rotações, ou em certos momentos não funcionando. Desse modo, reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

É um automóvel híbrido plug-in cuja bateria utilizada para alimentar o motor elétrico pode ser carregada diretamente por meio de uma tomada. Este tipo de automóvel possui as mesmas características dos automóveis híbridos convencionais, tendo um motor elétrico e um de apoio motor a explosão.

“Ele consegue rodar hoje, 40km em modo elétrico. Isso resolve a demanda de locomoção de mais de 90% da sociedade urbana”, conta o membro da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos inovadores (ABRAVEi), Leonardo Celli Coelho.

Leonardo é de Jaguariúna e possui um carro elétrico. Ele fala que o grande negócio dos elétricos e híbridos plug-in, é que é comum investir em energia solar, pois pode-se ter em casa um posto de recarga. “Uma solução que perturba as pessoas e o poder publico”, considera.

Para ele, a realização deste eletroposto serve para alertar as pessoas para prestar a atenção em tipos de mobilidade sustentável. “Essa região não pode perder essa oportunidade. Há muitas cidades próximas, então a mobilidade elétrica deve fazer parte do dia a dia das pessoas de uma maneira natural, desde bicicletas até ônibus. É uma questão de sustentabilidade”.

Para este posto em Holambra, localizado na Martin Holandesa, R. Dória Vasconcelos, 144, centro, Leonardo acredita que deve ter sido feito o investimento de 10 mil reais, para recarga semi-rápida. Ele revela que pretende tornar a região em um ponto de referência desse modelo sustentável.

De acordo com os dados, são 110 postos de recarga distribuídos em todo o território nacional por meio de iniciativas próprias e parcerias com grandes empresas, entre elas Multiplan, Iguatemi, Grupo Pão de Açúcar e Ipiranga. Dentre estes pontos, está o corredor elétrico Rio-São Paulo, uma iniciativa BMW Group Brasil e EDP (empresa do setor elétrico), que possibilita uma viagem zero emissões entre as duas maiores cidades do Brasil.

Pelas contas da BMW e da EDP, o proprietário de um carro elétrico gasta muito menos do que um carro a combustão pagaria para rodar pelo mesmo trecho. Ou seja, R$ 200 em combustível sairia por R$ 50 em energia elétrica. No posto de recarga rápida, o objetivo é possibilitar recarregar 80% da carga em 25 minutos (em uma bateria base de 22 kWh).

 

Comentários