fbpx

PROCON Pedreira alerta sobre golpe do “empréstimo fácil” pela internet

O PROCON PEDREIRA, tem levado aos leitores deste conceituado meio de comunicação, alertas diversos, para que os consumidores não saiam prejudicados em compras ou serviços. Desta feita, aborda os “Emprestimos Fáceis”, que sempre resultam em prejuízos.

Ao invés de ir a um estabelecimento comercial ou bancário credenciado para conseguir um empréstimo financeiro, muitas pessoas continuam procurando por sites não recomendados para conseguir dinheiro rápido. Esta é uma modalidade de golpe antiga que sempre faz vítimas. Muitas empresas financeiras duvidosas continuam oferecendo este serviço pela internet e o resultado não poderia ser outro: o golpe do “empréstimo fácil”.

Pessoas que caíram na falsa proposta da oferta de crédito buscam orientação no PROCON  depois do fato consumado. A maioria dos casos é de difícil identificação e localização destas desleais financiadoras.

Iludido pela oferta do dinheiro rápido sem consulta ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o cidadão procura a internet para obter esse tipo de empréstimo facilitado. Dai surgem inúmeras empresas que se beneficiam da ingenuidade aliada à falta de informação. Luiz Antonio Alvarenga Braga, diretor do PROCON Pedreira, destaca que quase todos os empréstimos rápidos e fáceis – para não dizer todos – seguem um padrão, em geral. Os anúncios estão pulverizados na internet e em jornais informando telefones e e-mails para que o consumidor entre em contato.

Segundo Braga, uma vez feito o contato, são solicitados depósitos que variam entre 5% e 10% antecipados. O cliente é informado de que uma determinada ficha está aprovada e disponível no banco; dependendo apenas destes pagamentos, que seriam a título de seguro fiança, IOF, Custo Efetivo Total. Esses exemplos são os mais utilizados, mas nada impede que utilizem outros termos. Luiz Antonio ainda esclarece que, nenhum banco, financeira e agentes de crédito – que sejam idôneos – solicitam qualquer tipo de taxa ou antecipação de valores para conceder empréstimo pessoal.

Que cuidados devem ser tomados antes de se contratar um empréstimo? Alguns cuidados devem ser adotados sempre que se fizer qualquer operação bancária, antes da contratação de um empréstimo consignado.

Não se deve nunca fornecer o cartão magnético ou senha do banco a terceiros; Não é prudente contratar empréstimos sem pesquisar as taxas de juros e condições oferecidas por outras instituições; É fundamental saber se a instituição financeira está autorizada a funcionar pelo Banco Central e, no caso dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, se a instituição está conveniada com o INSS; Não se deve aceitar a intermediação de pessoas com promessas de acelerar o crédito; O interessado em contratar um empréstimo consignado deve lembrar que esse tipo de operação representa dívidas que poderão afetar a administração da renda pessoal e familiar futura, em razão do comprometimento mensal dos benefícios com o pagamento do empréstimo.

No caso de dúvida sobre a empresa, consulte o Banco Central pelo site www.bcb.gov.br ou telefone 145, ou ainda o PROCON-Pedreira.

Serviço

PROCON-PEDREIRA- Rua Waldemar Cartarozzi, 111 – Centro – Telefone: 3893-1047 – Atendimento ao Público:  de segunda a sexta, das 8h às 17h. Diretor Responsável: Luiz Antonio Alvarenga Braga.

procon

  

Comentários