Proerd entrega certificados de conclusão a 200 alunos da Rede Municipal

Foto: Ivair Oliveira

Na manhã desta quinta-feira (06/12), no Teatro Municipal de Jaguariúna, cerca de 200 alunos do 5º ano das escolas municipais Maria Tereza Piva, Irineu Espedito Ferrari e Franklin Toledo Piza Filho participaram da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo nas escolas em parceria com a Secretaria de Educação.

O evento contou com as presenças do prefeito Gustavo Reis, da secretária de Educação Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, autoridades policiais de várias cidades da região e teve uma particularidade: a criançada foi animada pelo mascote do Proerd, o leão Daren, que apareceu de surpresa na cerimônia em que os crianças fizeram o juramento.

A formatura também teve apresentações dos alunos de Hip-Hop e instrumentos da Escola das Artes de Jaguariúna, um dos mais elogiados pela população. Foram apresentados, ainda, vídeos institucionais da Polícia Militar de São Paulo e um produzido pela Escola das Artes, em homenagem a Jaguariúna.

Ao final do evento houve a premiação dos alunos que destacaram em cada sala de aula com as redações que produziram sobre o Proerd. No encerramento do evento os estudantes dançaram e cantaram a tradicional canção do Proerd, reforçando o compromisso de se manterem distantes das drogas e da violência, trilhando o caminho do bem.

O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e à violência que nasceu nos Estados Unidos. Nas escolas, ele é realizado mediante parceria da Polícia Militar com a Secretaria Municipal de Educação. Os ensinamentos são passados por policiais militares devidamente treinados, que desenvolvem o curso na sala de aula das escolas.

O programa desenvolve quatro passos importantes: fornece informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins; ensina a tomar decisões e alerta sobre as consequências de seus comportamentos, além de trabalhar a autoestima das crianças, o que muito ajuda a resistir às pressões que vem do meio em que vivem na sociedade.

A secretária de Educação, Cristina Catão, avalia que o Proerd é de grande importância para Jaguariúna, pois previne as crianças contra todos os riscos que as drogas e a violência podem causar em sua vida, ajudando a formar o caráter dos futuros cidadãos e cidadãs.

“O Proerd é desenvolvido nas nossas escolas municipais no combate e erradicação das drogas. Isso faz com que o nosso aluno se torne consciente dos riscos, dos perigos e de toda a maldade que a droga traz e pode proporcionar em sua vida”, comenta a secretária. Ainda na quinta-feira, no período da tarde, a formatura para entrega dos certificados de conclusão do programa seria dos alunos da Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno.

 

Comentários