Professor de Jaguariúna tem projeto premiado entre os seis melhores do Brasil

O professor Fernando Aurélio Cunha Figueiredo, que leciona Educação Física na Escola Municipal “Prefeito Joaquim Pires Sobrinho” (Unidade I) e na Escola Municipal “Professora Maria Tereza Piva”, ambas em Jaguariúna, teve seu projeto de psicomotricidade “Aula em Movimento” premiado na segunda edição do Desafio Diário de Inovações, promovido pela ONG Porvir em parceria com o IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores).

Como premiação, Fernando Figueiredo e mais cinco professores de outras regiões do Brasil receberam um Certificado e tiveram a oportunidade de conhecer experiências inovadoras de educação em São Paulo, onde ficaram hospedados no Hotel Transamérica entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, com despesas pagas pelo Instituto Porvir, IBFE e patrocinadores da iniciativa.

O grupo também visitou empresas inovadoras em seus segmentos de atuação, como Google, GS1 Brasil (pioneira na implantação dos códigos de barra) e Mundo Maker (Escola de cursos e oficinas de aprendizados), onde puderam interagir com os funcionários e contar suas experiências inovadoras.

“Foi uma experiência muito rica, para nós, educadores, que participaram desse desafio e pudemos exercer nossa criatividade, que se mostrou inovadora e acabou premiada. O reconhecimento pelo trabalho que fazemos por amor me deixa feliz e mostra que estou no caminho certo. Além de ser um grande incentivo profissional, tivemos a oportunidade de expor nossos trabalhos como palestrantes e apresentá-los em algumas rodas de debates. Tenho que agradecer também à equipe gestora das escolas onde trabalho e à supervisora Luciene Mara de Lima, por me apoiarem e acreditarem em meu trabalho”, conta Figueiredo.

Este ano, conforme a ONG Porvir, o Desafio Diário de Inovações teve a participação de 335 professores de 21 estados, cobrindo todas as regiões do país. Na primeira fase a comissão formada pelas equipes do Porvir e do IBFE tinham selecionado 19 trabalhos finalistas: três nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Ensino Superior e quatro na categoria Modalidade de Ensino.

Agora, após serem avaliados por um grupo de especialistas em educação e inovação, foram escolhidas as práticas que se destacaram em cada categoria (confira abaixo). Os relatos completos serão publicados em um e-book, a ser lançado em 15 de outubro, data em que se comemora o “Dia do Professor”.

A secretária de Educação de Jaguariúna, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, parabenizou o professor Fernando Figueiredo e disse que sua premiação é o resultado de um trabalho que valoriza cada vez mais os métodos educacionais aplicados nas escolas da rede municipal de ensino. “Fazer com que o aluno se interesse em aprender independe de cartilhas e manuais, por isso, inovar é preciso”, disse.

 

PROJETOS PREMIADOS

Educação Infantil

Escola da Floresta, de Luziângela Cornelsen de Queiroz Telles (Curitiba-PR).

Professora usa área verde da escola para promover experiências práticas e brincadeiras com crianças

 

Ensino Fundamental 1

Aula em Movimento, de Fernando Aurélio Cunha Figueiredo (Jaguariúna-SP).

Professor de Educação Física cria vivências corporais, jogos e brincadeiras para reforçar aprendizagem de língua portuguesa e matemática.

 

Ensino Fundamental 2

Colônia em Marte, de Fernando Gianetti Fiorin (Londrina-PR) Alunos são convidados a atuar como cientistas da NASA em jogo de RPG na aula de ciências.

 

Ensino Médio

Ser Humano em Construção, de Renata Stort (Diadema-SP)

Em aula sobre existencialismo, alunos constroem casa no quintal da escola que represente o “homem”.

 

Modalidade de Ensino

Contação de causos, de Gleiciane Rosa Vinote Rocha (Rio Claro – RJ) Estudantes aprendem a passar histórias da comunidade da modalidade oral para a escrita e montam exposição.

 

Ensino Superior

Circuito Fotográfico, de Rebeca Baltazar Chaves (Volta Redonda-RJ)

Em aula prática, professora propõe diferentes desafios para alunos buscarem soluções técnicas para fazer fotos profissionais.

 

O que é a ONG Porvir

O Porvir é uma iniciativa de comunicação e mobilização social que mapeia, produz, difunde e compartilha referências sobre inovações educacionais para inspirar melhorias na qualidade da educação brasileira e incentivar a mídia e a sociedade a compreender e demandar inovações educacionais.

  

Comentários