Professores da Educação Infantil de Jaguariúna participam de curso sobre o PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – foi o tema de um curso ministrado pela Secretaria de Educação (Seduc) da Prefeitura de Jaguariúna para cerca de 120 professores e integrantes das equipes gestoras das escolas da Rede Municipal de Educação Infantil, nos dias 6 e 7 de março, no auditório da secretaria.

Conforme a titular da pasta, professora Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, o PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido em 2012 pelos governos Federal, do Distrito Federal (Brasília), dos estados e também municípios. “Estamos nos preparando para essa adequação e no sentido de continuar proporcionando um ensino de qualidade, como sempre fizemos”, disse a secretária.

O objetivo dos cursos, segundo ela, é preparar e organizar as escolas para atender a Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo até o final do 3º Ano do Ensino Fundamental”.

De acordo com a Secretaria de Educação de Jaguariúna, a partir de 2017 o PNAIC reconhece que o processo de educação das crianças tem início na Educação Infantil, na qual ela tem o direito de aprender as linguagens necessárias para o conhecimento do mundo.

Foi justamente para atender essa agenda que em dezembro de 2017 foi realizado o primeiro encontro para apresentar o PNAIC aos professores da rede municipal. Já neste início de 2018 a formação dos professores abordou o tema “Ser docente na educação Infantil: entre o ensinar e o aprender”.

Conforme a secretária de Educação, o próximo encontro terá a participação de três turmas e acontecerá em abril. Duas turmas farão o curso no auditório da Seduc e outra na Biblioteca da Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno, sempre em horário de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), no período das 17h às 19h. Além disso, a formação terá continuidade nos HTPCs realizados nas demais unidades escolares.

Matéria: ASCOM

 

Comentários