Professores do Ensino Fundamental de Jaguariúna têm palestra sobre metodologias ativas

Na quinta-feira (13/09), no anfiteatro campus II do UNIFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), cerca de 350 professores que lecionam para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na Rede Municipal de Ensino de Jaguariúna, participaram de mais uma formação continuada, dessa vez, sobre Metodologias Ativas.

A palestra foi ministrada pelas professoras Daniella Martins e Jaqueline Santos, ambas concursadas e atuantes na Rede Municipal de Ensino. O encontro abordou o uso de metodologias ativas com a utilização das ferramentas digitais Plickers, Google Classroom e Google Docs.

De acordo com a secretária de Educação, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, a Metodologia Ativa é uma concepção educacional que coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão é incentivado pelo professor que conduz a aula.

No entanto, o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno, que se torna protagonista na construção do saber. Além disso, com o uso dessas ferramentas os professores podem acessar e compartilhar arquivos pertinentes ao aprendizado e suas práxis.

A Secretaria de Educação de Jaguariúna investe em formações continuadas e permite que, com elas, os docentes compartilhem suas práticas pedagógicas dando prioridade à qualidade do ensino.

 

Comentários