Professores passam por treinamento para dar aulas de Empreendedorismo

Professores da Rede Municipal iniciaram na terça-feira, dia 29 de agosto, na escola Parque dos Ipês, a última etapa do treinamento para o “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos”, programa que vai permitir que os 1.477 alunos do 1 º ao 9º ano tenham a oportunidade de desenvolver, em sala de aula, habilidades e comportamentos empreendedores.

A iniciativa, que existe desde 2003, chegou a Holambra por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o SEBRAE. A entidade fornece todo o material didático e faz a capacitação dos profissionais da educação.

Essa, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, é uma grande oportunidade para que os estudantes entrem em contato com o tema, reflitam sobre seu futuro profissional e possam fazer despertar a criatividade e o espírito empreendedor. “É uma janela que se abre para que eles possam explorar, através das aulas e da dinâmica estabelecida pelos professores, novas ideias e perspectivas. O trabalho com o SEBRAE é uma parceria pelo futuro”, afirma.

Além da atividade de terça, presencial, o curso conta com fóruns de discussão e aulas pela internet. Os educadores são orientados a introduzir os conceitos de empreendedorismo nas disciplinas de maneira prática e lúdica durante a rotina escolar.

“É preciso que o professor tenha uma conduta empreendedora. Muitos precisam resgatá-la. Nosso papel é empoderar esses profissionais para que eles possam conduzir o projeto”, explicou a consultora do SEBRAE São Paulo, Ana Maria Brasílio, que está à frente do treinamento. “O professor de matemática vai trabalhar, por exemplo, com formação de preço. O de artes vai auxiliar a confeccionar os itens, o de português a montar a ficha descritiva dos produtos”, pontuou.

A analista de soluções do SEBRAE Campinas, Aline de Fátima dos Santos, comenta que o assunto é introduzido aos poucos e a curiosidade é aguçada de acordo com cada idade. “É importante que os alunos saibam desde pequenos como é abrir o próprio negócio e que tenham ferramentas para vender seus produtos e serviços, em qualquer área”.

Durante o trabalho dessa semana, os professores puderam rever o que foi aprendido durante as aulas a distância, tirar dúvidas e experimentar algumas das atividades que vão ser propostas aos alunos. “Poder praticar é muito prazeroso. E a iniciativa é um novo caminho para complementar nosso trabalho. Eu já estou aqui com ideias para envolver com os estudantes em classe”, contou o professor Antonio Marcos Nonato de Araújo.

“É uma novidade, uma visão diferente. Já é feito um trabalho bem bacana aqui na rede e isso vem somar. Os alunos são abertos a novidades, são curiosos, se envolvem. Tenho certeza que esse programa vai ser bem recebido”, contou a professora Rosa Maria Vicente, que ouvia atenta às explicações da consultora do SEBRAE.

Passaram pelo curso professores do 1º ao 4º ano. No dia seguinte, quarta-feira, dia 30, foi a vez dos profissionais do 5º ao 9º ano passarem pela capacitação. A previsão do diretor municipal de Educação, Amarildo Boer, é de que já na próxima semana os professores comecem a passar para os estudantes, durante o período regular de aulas, o que foi apreendido no curso. No fim do ano os trabalhos desenvolvidos na sala de aula vão ser apresentados. É a Feira do Jovem Empreendedor.

“Estamos formando cidadãos e queremos que nossos profissionais se encantem com o programa para então colocar em prática tudo o que está sendo aprendido aqui com nossos alunos. Os educadores estão abraçando mais essa iniciativa. Todos vão ganhar com esse programa inovador para o município”, avaliou Amarildo.

Matéria: ASCOM

 

Comentários