Profissionais da educação municipal participam de formação sobre autismo

O setor de educação especial realizou neste mês de maio o segundo encontro do curso de autismo. O aprendizado tem como formadoras a coordenadora Valéria Otaviano dos Reis Souza e a psicóloga Manuela Cornachioni Ayoub, funcionárias do CEAPE (Centro de Apoio Pedagógico Especializado).

Participaram da formação 47 pessoas, sendo professoras especialistas do AEE (Atendimento Educacional Especializado) do município, equipe técnica do CEAPE (Fonoaudiólogas, Psicólogas, Psicopedagogas, Terapeuta Ocupacional), assistentes sociais e 10 profissionais da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mogi Guaçu.

O objetivo da formação é conhecer o assunto, devido o aumento de crianças com este transtorno matriculado na rede municipal. Em pesquisa recente, o setor identificou 74 crianças matriculadas nas unidades escolares com este diagnóstico. Este número pode ser maior, visto que muitas crianças ainda estão em investigação.

Por isso, existe a necessidade de capacitar as educadoras para melhor atender a estas crianças e prestar apoio às famílias. Outro objetivo é ampliar o número de profissionais capacitados para o atendimento a crianças autistas. A formação acontece uma vez por mês.

 

Comentários