Programa Educacional de Resistência às Drogas forma mais de 160 jovens holambrenses

Mais de 160 estudantes das escolas municipais Jardim das Primaveras, Novo Florescer, Recanto das Palmeiras e também do Colégio Participação concluíram na noite da última terça-feira, em 21 de novembro, a participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD, da Polícia Militar. As aulas realizadas durante todo o ano letivo foram ministradas pela policial Andi Mastromonico com apoio da Prefeitura e de profissionais do departamento municipal de Educação.

Participaram da formatura, realizada no Centro de Cultura e Eventos, o prefeito Fernando Fiori de Godoy, o vice-prefeito Fernando Capato, vereadores, autoridades militares e centenas de familiares dos formandos.

Falando aos presentes, Dr. Fernando exaltou a parceria com a Polícia Militar para tornar possível a realização do programa nas escolas da cidade. “O PROERD contribui de maneira decisiva para o futuro de centenas de jovens. A orientação é muito importante para que eles façam a escolha certa e saibam dizer não aos riscos do dia-a-dia”, disse.

O evento reuniu apresentações de dança, entrega de certificados de participação, premiação da melhor redação de cada turma, apresentação musical da Banda da Policia Militar e uma demonstração de trabalho dos cães da PM simulando procedimentos de segurança.

Autora da melhor redação do 5º ano da escola Novo Florescer, Larissa Vitória Santos leu seu trabalho ao público presentes e revelou sua inspiração para escrever o texto. “Nunca pensei que eu fosse ganhar. Havia textos muito bons, mas fiz com o coração e, principalmente, pensei no que as drogas podem causar e também em orgulhar meu pai, que é o meu espelho”, disse.

Emocionada com o resultado da iniciativa, a policial Andi explica que o PROERD é um dos maiores programas da Polícia Militar e que está muito feliz por participar dessa ação nas escolas de Holambra. “Estou muito satisfeita e orgulhosa do resultado. Tive muitos momentos de emoção que com certeza vão ficar pra sempre no meu no coração e também no dos alunos”, conta. “Foi uma parceria muito boa com a Educação desde o início. Tudo isso refletiu no sucesso da formatura”.

O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de drogas e à violência que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes façam escolhas que tenham um impacto negativo em suas vidas. As lições aplicadas visam desenvolver nos alunos a autoestima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas.

 

Comentários