Projeto Balangandã encerra semestre e prepara novidades

Atividades na Casa da Cultura e no Parque Juca Mulato superaram expectativas

Sucesso é a palavra que melhor define as atividades de encerramento de semestre promovidas pelo Projeto Balangandã no último final de semana, mais precisamente na noite de sexta-feira (29) e na manhã de sábado (30), na Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’ e no Parque Juca Mulato, respectivamente. Os eventos reuniram alunos de Musicalização e do Coro Cênico Infanto-Juvenil, pais e familiares, em ambientes marcados pela descontração e clima de confraternização. Agora, o Projeto Balangandã segue em recesso até o fim do mês, período no qual aproveitará para anunciar algumas novidades.

A primeira atividade ocorreu na noite de sexta-feira na Casa da Cultura e reuniu as duas turmas de crianças que integram a Iniciação Musical I e II, com idades entre 4 e 9 anos. A ocasião abrigou uma espécie de aula aberta que contou com a participação dos pais. Ao todo, quase 50 pessoas estiveram presentes. Já no sábado, a programação no Parque Juca Mulato recepcionou tantos os alunos da Iniciação Musical que já participaram do evento na noite anterior como também as crianças com idade entre 8 meses a 4 anos que integram as turminhas dos Bebês I e II, e da Pré-Iniciação Musical, além do pessoal de 9 a 18 anos do Coro Cênico Infanto-Juvenil.

Ao todo, cerca de 120 pessoas se reuniram na área da antiga quadra, defronte ao palco, onde foram realizadas diversas atividades que novamente integraram pais e alunos. O piquenique planejado pelos coordenadores do Projeto Balangandã também foi um sucesso à parte. Os pais realmente atenderam ao convite e levaram suas toalhas com cestas de alimentos como biscoitos, frutas, sucos, pães e bolos. “Foi realmente uma grata surpresa, pois não imaginamos que essa ideia teria tamanha adesão. Muita gente se organizou para o do piquenique e todos os presentes participaram ativamente das atividades. Ficamos muito felizes e muito agradecidos a todos”, comentou a professora e coordenadora artística do projeto, Letícia Fernandes.

De acordo com ela, o objetivo da programação – de proporcionar a interação entre os papais e os alunos – foi plenamente atingido. “Foram momentos muito divertidos e especiais, recebemos muitos elogios pela forma que planejamos essas atividades e isso nos deixou bem contentes”, destacou. O coordenador administrativo do Balangandã, Paulo Bazani, lembrou que esta foi a primeira vez que todas as turmas foram reunidas em uma mesma atividade. Com o sucesso do evento, o formato será até mesmo ser ampliado em edições futuras. “Foi notável a adesão das famílias e o clima dos eventos, especialmente com relação ao piquenique no sábado. Foram atividades muito positivas. Agora vamos preparar algumas novidades que serão anunciadas ainda neste mês”, adiantou. A expectativa é que o recesso termine no dia 28 de julho, com realização de uma aula aberta no Centro do Idoso Vida Mais em homenagem ao Dia dos Avós, celebrado três dias antes.

INSCRIÇÕES

O Projeto Balangandã tem por objetivo estimular o desenvolvimento de potencialidades de cada indivíduo, proporcionando mais qualidade de vida a partir do “fazer musical” em atividades que valorizam o repertório folclórico brasileiro e a MPB (Música Popular Brasileira), entre outros ritmos. Durante as aulas são empregados recursos como objetos da infância e do cotidiano, percussão, sons corporais e instrumentos variados, evolvendo os alunos em vivências lúdicas com jogos, brincadeiras, cantigas de roda, experiências práticas com os instrumentos, expressão corporal e percepção e apreciação sonora.

Durante o período de recesso serão feitas as inscrições dos novos alunos para os cursos de Iniciação Musical I (de 4 anos a 6 anos incompletos), com aulas às sextas-feiras das 18h00 às 18h50; Iniciação Musical II (de 6 anos a 9 anos), com aulas também às sextas, das 19h00 às 19h50; Pré-iniciação Musical (de 2 anos e 8 meses a 4 anos), com aulas aos sábados, das 8h00 às 8h40; Bebês II (de 1 ano e 8 meses a 2 anos e 8 meses) com as atividades no mesmo dia, das 9h00 às 9h40; e Bebês I (de 8 meses a 1 ano e 8 meses), com aulas também aos sábados, das 10h00 às 10h40.

As inscrições também estarão abertas, no mesmo período, para as aulas de Coro Cênico, que são gratuitas e acontecem também aos sábados, das 11h00 às 12h30. A reserva da vaga pode ser feita via telefone ou WhatsApp pelo telefone (19) 9.8110-8181 ou pelo e-mail balanganda@progescult.com. As atividades acontecem na Rua Regente Feijó, 226, no Centro, sob a coordenação da PROGESCULT – Gestão de Organização e Projetos. Mais informações na página oficial no Facebook (www.facebook.com/projetobalanganda).

 

Comentários