“Projeto Boquinha” completa 25 anos de existência em Cosmópolis com excelentes resultados

 Para comemorar a data foi montada uma exposição na quadra da Secretaria Municipal de Cultura

O “Projeto Boquinha” comemora 25 anos de existência em 2018. O programa foi criado em 1992 para melhorar os índices de saúde bucal infantil em Cosmópolis. Naquele ano 87 em cada 100 crianças de 5 anos tinham dentes cariados; 32 em cada 100 crianças de 5 anos tinham dentes tortos causados pelo uso de chupeta, mamadeira e por chupar o dedo; e os adolescentes de 12 anos tinham em média 6 dentes cariados, reparados ou perdidos.

Para mudar este quadro A Secretaria Municipal de Saúde Comunitária de Cosmópolis passou a trabalhar a prevenção em saúde bucal de forma lúdica, por meio de apresentações teatrais, nas Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs).

Ao longo dos anos o projeto foi crescendo e ganhando reconhecimento. O Boquinha já foi premiado em congressos de odontologia; recebeu menção honrosa na Assembleia Legislativa de São Paulo; viu um aluno receber um prêmio num concurso de saúde bucal promovido pelo Conselho Regional de Odontologia, a Secretaria de Estado da Educação e a Unesco; virou capítulo de livro e teve os criadores convidados para apresentar o programa na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Hoje o Boquinha também trabalha temas como a importância da alimentação saudável e o respeito ao próximo. Os resultados do projeto são expressivos: atualmente 27 em cada 100 crianças de 5 anos tem dentes cariados; 11 em cada 100 crianças de 5 anos tem dentes tortos causados pelo uso de chupeta, mamadeira e por chupar o dedo; e os adolescentes de 12 anos tem em média 1 dente cariado, reparado ou perdido.

Para contar esta história a Prefeitura Municipal de Cosmópolis e o Nuesa montaram uma exposição na quadra da Secretaria Municipal de Cultura. A mostra fica aberta das 9h às 16h até o dia 29 de novembro. O endereço é Rua Santa Gertrudes, nº 254, bairro Sericicultura.

SERVIÇO:

O Que: Exposição de 25 anos do Projeto Boquinha

Quando: De 19 até 29 de novembro, das 9h às 16h

Onde: Quadra da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Santa Gertrudes, nº 254, bairro Sericicultura

  

Comentários