Projeto Cidadania produz curta metragem através da ‘Oficina de Cinema Popular’
Jovens com idade entre 14 e 18 anos que fazem parte do Projeto Cidadania, desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Pedreira, produziram através da ‘Oficina de Cinema Popular’, um curta metragem, que terá sua estreia durante a realização da X Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada neste sábado, 08 de julho, às 8 horas, na sede do Núcleo da Terceira Idade, localizada na Rua João Luiz Alvarenga, nº 51, Vale Verde, com o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
“Os jovens que atuaram e produziram o documentário são participantes da Oficina de Cinema Popular e, como parte do Projeto, eles realizaram um curta-metragem que aborda a importância da motivação, do apoio e da busca por ajuda”, destaca o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Rodolfo Firmino de Souza Rossetti.
Durante a oficina, os jovens aprendem sobre técnicas de cinema, roteiro, produção e edição. Com o conhecimento adquirido, eles colocaram em prática suas ideias e produziram o documentário.
“O objetivo da Oficina é estimular a expressão criativa, o trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal dos jovens, além de promover a conscientização sobre temas relevantes para a comunidade”, destaca o Prefeito Fábio Polidoro.
Vitor e Catarina são dois jovens que se preocupam com a desmotivação de Pedro. Eles tentam incentivá-lo a praticar esportes, explorar os pontos turísticos de Pedreira e participar de atividades culturais, mas percebem que ele não se interessa por nada. Determinados a ajudá-lo, eles decidem mostrar a ele um documentário que produziram como parte do Projeto Cidadania, nas aulas de cinema popular.
Ao assistir ao filme, Pedro se anima e percebe a importância de buscar ajuda. Vitor e Catarina ficam satisfeitos por terem ajudado mais uma pessoa a encontrar uma nova perspectiva e renovar seu interesse pelas coisas ao seu redor. O curta-metragem se torna um ponto de virada para Pedro, inspirando-o a buscar ajuda e se envolver mais ativamente em sua comunidade. A história destaca o poder do apoio dos amigos e a capacidade de uma produção audiovisual em despertar emoções e motivar mudanças positivas na vida das pessoas.