Projeto da Prefeitura irá ofertar testes de visão e óculos para alunos da Rede Municipal

A Prefeitura de Itapira, por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, irá desenvolver a partir do segundo semestre o projeto “Visão do Futuro” com o objetivo de promover a saúde visual dos alunos da Rede Municipal. A ação irá beneficiar mais de 4.300 estudantes da Educação Infantil (Pré-Escola) e Ensino Fundamental I – com idades entre 4 e 10 anos – oferecendo testes de acuidade visual e óculos, quando necessário.

“Nossa administração tem o compromisso de promover a saúde e o bem-estar de nossos alunos. Com esse projeto, estamos investindo na qualidade de vida e no desenvolvimento educacional de nossas crianças, garantindo que elas tenham uma visão saudável e propícia ao aprendizado. Poucas cidades da nossa região contam com um trabalho semelhante”, afirmou o prefeito Toninho Bellini. O investimento é de R$ 706.984,80 de recursos próprios e a empresa C.M.A. Centro Médico Avançado LTDA foi a vencedora da licitação para execução do trabalho.

A apresentação oficial do projeto ocorreu na tarde desta terça-feira, 27, em uma reunião que contou com a presença do prefeito Toninho Bellini, da secretária de Educação Regina de Santana Lago Gracini, do secretário de Saúde Vladen Vieira, a representante da empresa, Flávia Costa dos Santos, e demais membros do grupo técnico que fará a gestão do programa.

O “Visão do Futuro” será implementado em três etapas. Na primeira, os testes de visão serão realizados nas escolas com o intuito de identificar possíveis problemas nos alunos. Caso seja detectada alguma anormalidade, uma segunda avaliação será conduzida por médicos oftalmologistas no CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde), que confirmarão ou não a necessidade do uso de óculos. Na terceira fase, a empresa contratada será responsável por disponibilizar os óculos aos estudantes que necessitarem. Alunos que já fazem uso de óculos também serão incluídos no atendimento.

“É um projeto muito importante porque muitas vezes alguma dificuldade no aprendizado dos alunos pode estar relacionada a problemas de visão. Com esse trabalho, estamos garantindo que nossos alunos tenham condições ideais para absorver os conhecimentos transmitidos em sala de aula”, avalia a secretária de Educação Regina Gracini.

O secretário de Saúde Vladen Vieira ressaltou ainda a relevância da parceria entre as duas secretarias. “Ao unirmos esforços das áreas de saúde e educação, estamos proporcionando um cuidado integral aos nossos estudantes. A detecção precoce de problemas visuais e a disponibilização dos óculos necessários irão contribuir para o pleno desenvolvimento acadêmico e social dessas crianças”.

Os testes de acuidade visual serão iniciados no mês de agosto, após retorno do recesso escolar. O cronograma será organizado pela Secretaria de Educação com o intuito de não interferir nas atividades da grade curricular já estabelecida. Os pais e responsáveis serão comunicados através das equipes escolares sobre as datas dos exames.