Projeto ‘SOS Jaguari’ retira 3 toneladas de lixo e entulho

A Prefeitura de Pedreira, em parceria com o Grupo de Proteção Ambiental Mingo Orlandi, promoveu no sábado, 30 de agosto, o Projeto de Conscientização ‘SOS Jaguari’, contando com a participação das Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Meio Ambiente, Planejamento, Promoção Social, Saúde, Segurança e Serviços Urbanos.

A concentração dos voluntários e técnicos da Administração Municipal aconteceu nas dependências do Boulevard da Vila São José, que também recebeu espaços dedicados para aferição de pressão, Campanhas de combate a dengue e febre maculosa. “O Projeto foi apresentado ao prefeito Carlos Pollo que aprovou a iniciativa e colocou sua equipe para que viabilizasse sua realização”, destacou na oportunidade o Secretário de Planejamento, Allan Rodrigo Alves.

A retirada dos resíduos do leito do Rio Jaguari foi coordenada pelo Grupo de Proteção Ambiental Mingo Orlandi Reflorestamento, através de seu presidente Pascoal Loner. “Nosso principal objetivo é conscientizar todos os cidadãos para que não poluam o leito e as margens do Rio Jaguari. Durante a ação de hoje retiramos cerca de 3 toneladas de material e há muito mais. Convidamos a todos para estarem conosco neste trabalho tão importante de preservação do Meio Ambiente, que vai ter sequência”, ressaltou Pascoal Loner.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou o plantio de 20 mudas de árvores de espécies nativas. “Nas margens do Rio efetuamos o plantio de mudas de Ingá, Sangra d’água, Pau Pólvora, Pau Cascudo, Embira de Sapo, além de outras doadas pelo senhor Mingo Orlandi, patrono do Grupo de Proteção Ambiental”, informou o secretário Geraldo Luis Nalon.

O prefeito Carlos Pollo, durante mensagem deixada aos voluntários e participantes, lembrou que com a estiagem prolongada e a baixa vazão ficou visível a quantidade de materiais depositados no leito do rio e a limpeza foi um socorro importante que se deu ao Jaguari. “Essa ajuda vai reduzir a poluição das águas e o trabalho não irá parar, pois iremos desenvolver uma Campanha de Conscientização, através dos meios de comunicação. A luta em favor do Meio Ambiente é de suma importância, conto com a colaboração e a participação dos pedreirenses”, enfatizou o prefeito Professor Carlos.

A Secretaria Municipal de Cultura promoveu uma série de apresentações especiais durante a ação ambiental, com a participação Academia Ophicina da Dança, Souldart, Corporação Musical Sant’Ana, Alunos do Curso de Violão do Centro Cultural, e Ministério do Rap em Louvor – Efésios 2.

 

Comentários