Projeto desenvolvido no CRAS de Itapira é destaque em Programa Regional do Sebrae

O Projeto “Mães à Obra”, desenvolvido com mulheres do Serviço de Convivência do CRAS III, da região do Istor Luppi, foi destaque na última segunda-feira, 25, durante a apresentação dos planos de ação de três cidades da Baixa Mogiana (Itapira, Mogi Guaçu e Mogi Mirim) que participam da elaboração do Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas elaborado junto ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Em março do ano passado o Prefeito Toninho Bellini assinou o termo de aceite para elaboração desse plano que visa articular uma rede de agentes regionais com foco na implementação de políticas públicas voltadas ao fomento do empreendedorismo em quatro eixos prioritários – inclusão produtiva, compras governamentais, desburocratização e governança. O principal foco de Itapira foi a inclusão produtiva, que é baseada em encontrar ou desenvolver soluções adequadas ao público venerável, especialmente para aqueles em situação de exclusão crônica. “A inclusão produtiva é extremamente importante, especialmente levando em conta o cenário atual em que muitas pessoas estão desempregadas em razão da pandemia”, disse a Secretária de Promoção Social Regina Ramil.

O plano de ação itapirense é desenvolvido através da Secretaria de Promoção Social, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da sociedade civil em parceria com a empresa HAES. Na prática, a empresa fornece a matéria prima e o treinamento para a Educadora Social para que ela replique o conhecimento entre as mulheres participantes do projeto. As peças produzidas são remuneradas pela empresa e essa renda auxilia as participantes e suas famílias. “A apresentação do ‘Mães à Obra’ foi bem elogiado pela equipe do SEBRAE e da FGV, visto que já apresenta resultados positivos. Por isso, recebemos o convite para levar nossa experiência para municípios de outras regiões do Estado que também estão participando do referido Programa”, completou Regina.

Na apresentação da última segunda-feira estiveram presentes a Secretária de Promoção Social Regina Ramil, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Noé Massari, as educadoras sociais Simone Frugoli e Roseneide Aparecida M. Beghini e também a Sra. Debora que é uma das participantes do projeto.

 

 

 

 

Comentários