Projeto “Direito em Diálogo” da UniFAJ recebe reitor da Unicamp

Professor Marcelo Knobel com corpo docente do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ)

Na noite desta segunda-feira, 06, o reitor da Unicamp, professor e doutor, Marcelo Knobel, esteve presente no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). A sua visita, marcada por uma palestra, inaugurou o projeto “Direito em Diálogo”.

Organizado pela professora Ana Silvia Marcatto Begalli e coordenado pelo professor Fabrizio Rosa, o momento de debate e reflexão reuniu os acadêmicos dos cursos de Direito, Administração, Marketing entre outros. Além da presença de seus coordenadores e docentes.

“Recebemos aqui um dos grandes nomes da envergadura nacional, uma referência da ciência no Brasil. Posso dizer, sem medo de errar, que é um dia importante não só para nós do Direto, do Marketing, da Administração ou do Campus I. É um dia histórico para todo o Centro Universitário de Jaguariúna graças à generosidade do professor Marcelo, porque temos uma vaga noção do quão intenso é sua agenda”, agradeceu a organizadora Ana Silvia.

Tendo a Fake News como tema, Knobel conta que, como reitor da Unicamp, vivencia essa questão no dia a dia. Ele afirmou que a importância de sua fala é gerar o debate e a reflexão. Knobel focou na área cientifica que é de sua atuação. “Tem ciência por todos os lados, mas tem mentira em todos os lados”, disse.

O físico conta que corriqueiramente se depara afirmações absurdas. “Novos dados provam que universo é plano, derrubando de vez a curvatura do físico alemão”, por exemplo. “Notem aqui uma característica interessante. Toda vez que vocês cruzarem com qualquer afirmação forte, fiquem com um pé atrás. Quem começa exagerando na sua afirmação, provavelmente, tem alguma coisa a esconder”, alerta.

O coordenador do curso de Direito, Fabrizio, agradeceu a presença do reitor. “Uma honra recebê-lo para falar sobre um tema tão instigante e moderno que é a fake news”, disse.

“Para nós, é uma grande alegria e satisfação contar com a presença do professor Marcelo, reitor de uma universidade tão prestigiosa como a Unicamp”, considera o diretor do Campus I, Hector Escobar. Ele ainda parabenizou a professora organizadora, Ana Silvia, pelo projeto que tem a intenção de fomentar assuntos relevantes da área de direito para os alunos da UniFaj.

Escobar fomenta ainda que o tema da palestra é importante por afetar diariamente a vida de todos. “Isso é um problema mundial, de fato”, disse sobre a fake news.

Saiba mais sobre Marcelo Knobel

Marcelo Knobel é professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Unicamp. Pesquisador 1A do CNPq, realiza pesquisas na área de magnetismo e materiais magnéticos, e dedica-se também à divulgação da ciência e da tecnologia, percepção pública da ciência e à Educação Superior. Coordenou o Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) e foi o diretor executivo do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. Foi Membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq e foi Membro da Coordenação de Área de Física da Fapesp. Foi membro (notório saber) da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), de 2010 a 2016. Foi pró-reitor de Graduação da Unicamp (2009-2013), quando implantou o Programa Interdisciplinar de Educação Superior (ProFIS), que alia um programa de inclusão social com formação geral, pelo qual recebeu o Prêmio Peter Muranyi na área de Educação (2013). Foi diretor (de agosto de 2015 até outubro de 2016) do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM).

 

 

Comentários