Projeto Grafite e Cultura promove workshop de fotografia em escola pública de Sumaré

Atividades foram realizadas na EMEF Profª Nilza Thomazini e beneficiaram 150 alunos
O mês de março foi especial para os alunos da EMEF Profª Nilza Thomazini, em Sumaré (SP). Entre os dias 14 e 25, cerca de 150 estudantes de 10 a 15 anos participaram do Workshop de Fotografia promovido pelo projeto Grafite e Cultura.

Durante as atividades, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre a história da fotografia, primeiras experiências; máquinas, celulares e equipamentos; enquadramentos, fundo, cenas, molduras e formatos. Para encerrar o workshop, os participantes farão a impressão das fotos e apresentarão seus trabalhos em exposição.

As oficinas tiveram duração total de oito horas, divididas em dois dias, sempre em contraturno escolar.

“Os alunos adoraram, foi um grande sucesso. Esperamos receber outros projetos como esse, que fazem tanta diferença na vida de nossos adolescentes”, afirma Ana Vivian, diretora assistente da EMEF Profª Nilza Thomazini.

O projeto Grafite e Cultura tem como objetivo garantir a familiarização com a produção fotográfica por crianças e adolescentes, despertando-os para a economia da cultura através das mídias. Primeira fase A primeira fase do projeto foi realizada em outubro de 2023, com aulas de grafite profissional ministradas pelo artista plástico Alexandre Filiage.

Além da parte teórica, os participantes foram convidados a grafitar coletivamente grandes obras de arte à céu aberto, inspiradas em temas voltados à preservação da flora e fauna brasileira.

Realização O projeto Grafite e Cultura é uma realização do Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), com patrocínio das empresas Sotreq e Multilog, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet). A ação conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação, do Ponto de Cultura Instituto Avivar 3º Setor, do Ministério da Cultura e Governo Federal. Sobre a Sotreq Com mais de 80 anos de inovação, a Sotreq é uma empresa nacional que fornece soluções para equipamentos novos e seminovos, tecnologia, suporte ao produto especializado, além de solução para locação. É revendedora Oficial Cat com mais de 50 filiais distribuídas em mais de 90% do território nacional. Atende aos segmentos de mercado de Construção, Mineração, Agronegócio, Energia, Florestal, Industrial e Petróleo&Gás, e Marítimo com uma equipe técnica altamente qualificada. Sobre o Instituto Avivar 3º Setor Criado em 2005, o Instituto Avivar 3º Setor é uma OSC – Organização da Sociedade Civil de finalidade cultural, sem fins lucrativos e com sede em Sumaré-SP.

O Instituto atua como Ponto de Cultura no município, com foco em ações de assessoramento técnico, voltadas a outras OCS, na idealização, fomento e desenvolvimento de projetos culturais, esportivos e sociais.

Saiba mais sobre o Instituto acessando suas redes sociais: Instagran: @avivar3setor e Facebook: Avivar-3-Setor

Sobre o Instituto Eco Ambiental (IEAS) O Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que tem como foco a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre o Instituto acessando o site www.institutoeco.com.br.