Projeto pretende levar Congada para escolas

Um projeto desenvolvido pela Congada Mineira de Itapira com assessoria da Cia. Talagadá pretende levar para as escolas públicas municipais um pouco da cultura congadeira do município. Na quinta-feira, dia 26 de janeiro, o diretor de cultura, Ricardo Pecego, e o representante da Talagadá, Danilo Lopes, se reuniram com a Secretária de Educação, Nadir Martins da Silva Lavoura, com a assessora de ensino fundamental Lourdes Aparecida Filhou e com a pedagoga do Ensino Fundamental Regina Gracini para a primeira conversa a respeito.

A ideia é fazer oficinas nas salas de período integral para trabalhar de forma lúdica o contexto histórico da Congada Mineira. “Não é só mostrar o batuque da congada, que é o menor dentro desse contexto histórico tão rico, mas também fazer um breve apanhado da história, mostrar os trajes, mostrar os bastidores através de fotos e vídeos, apresentar toques e cantigas e falar da importância da Congada Mineira para a Festa de Maio”, detalhou Lopes.

Assim como a secretária Nadir, a assessora e a pedagoga se animaram com a ideia e completaram dizendo que essa interação entre Cultura e Educação é muito importante para que seja feito um trabalho diferenciado junto às crianças.

O diretor de cultura explicou que o projeto será apresentado ao Conselho Municipal de Cultura e, se aprovado, será totalmente custeado pelo Fundo Municipal de Cultura. “Se ele for aprovado, iremos coloca-lo em prática antes da Festa de Maio para que as crianças possam ter esse primeiro contato e multipliquem o conhecimento adquirido na família e com os colegas”, disse Pecego.

O projeto elaborado por Seo Arnaldo Franco e sua neta Mirela Franco com assessoria da Cia. Talagadá deverá passar por algumas adaptações e ser apresentado ao Conselho Municipal de Cultura na próxima reunião que será agendada para fevereiro.

Matéria: Jaqueline Lopes

congada

  

Comentários