Projeto Veterinário Solidário realiza atendimentos gratuitos em Artur Nogueira

O projeto Veterinário Solidário realizou atendimentos gratuitos a animais de estimação em Artur Nogueira. A ação promovida pelo Inpama – CG (Instituto Nacional de Proteção Animal e Meio Ambiente – Cães e Gatos) aconteceu na manhã deste domingo, dia 12, das 8h às 14h, na Rua Duque de Caxias, num espaço público ao lado da Feira Livre. A vinda do projeto para Artur Nogueira foi uma iniciativa dos vereadores Lucas Sia (PSD) e Davi Fernandes (DEM), o Davi da Rádio.

Durante a realização do projeto os moradores da cidade tiveram a oportunidade de levar seus animais de estimação para serem avaliados por veterinários e técnicos veterinários. Nesta ação foram feitas a avaliação do estado de saúde do animal, a vermifugação e orientações sobre o tratamento adequado que o animal deve receber. Também foram feitos alguns procedimentos de emergência.

De acordo com Carlão da Proteção, presidente nacional do Inpama, esta primeira ação foi apenas o início do projeto, pois outras ações serão realizadas na cidade e na região. “Provavelmente no próximo ano teremos outra ação na cidade, onde faremos uma campanha de vacinação contra doenças virais”, afirma.

O presidente estadual do Inpama, Guilherme Tiosso, comemorou a receptividade da população com os projetos do Instituto e afirmou que outros projetos deverão acontecer na cidade. “Em outra oportunidade já realizamos outros projetos em Artur Nogueira, como por exemplo o “AlimentaCão, e, com certeza, iremos trazer outros projetos para a cidade”.

O vereador Davi da Rádio (DEM) expressou sua satisfação em ver o interesse da população em participar deste importante projeto. “É um motivo de grande alegria hoje, um domingo de manhã, quando nós chegamos aqui já tinha pessoas esperando o início da ação. Ver os atendimentos que já foram feitos, inclusive de emergência, onde até um parto difícil foi realizado. Também é uma grande satisfação proporcionar a oportunidade para as pessoas carentes levarem seus animais de estimação para serem atendidos por um veterinário, sendo que muitos nunca tinham feito consulta com um médico veterinário”, ressalta.

O vereador Lucas Sia também falou de sua satisfação em proporcionar este projeto de relevância social para a população. “Realmente é de extrema importância trazer um projeto de relevância social, onde a população pode trazer seu animal de estimação para receber o atendimento e prevenir doenças. É um momento de muita alegria! Eu agradeço a todos que ajudaram a divulgar e que participam deste evento porque realmente é uma responsabilidade”, destaca.

Projeto AlimentaCão

O projeto AlimentaCão que visa à alimentação de animais em situação de abandono foi iniciado em Artur Nogueira no dia 31 de outubro. O projeto consiste na colocação de comedouros e bebedouros em pontos estratégicos da cidade.

O idealizador do projeto explicou que qualquer pessoa pode participar ao aceitar cuidar, voluntariamente, desses locais de alimentação dos animais abandonados nas ruas. O primeiro ponto de alimentação, que consiste em dois tubos de PVC, um para água e outro para ração, foi instalado em frente da loja Bike Mania no centro da cidade.

Sobre o Inpama – CG
O Inpama – CG foi fundado em 2013 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos animais prestando diversos serviços sociais voluntários e, inclusive, com orientações sobre o tratamento digno que os tutores devem dispensar aos seus animais de estimação.
Entre 2013 e 2017 os projetos do Inpama-CG já foram realizado em 78 cidades do Estado e, nesse período, 76 mil animais foram vacinados e foram feitas mais de 32 mil castrações.

Matéria e fotos: Marilei Barbosa

 

Comentários