Projetos de alunos da UniFAJ ficam entre os melhores do país no CONIC 2018
Os projetos desenvolvidos por alunos da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) ficaram entre os melhores do Brasil. A lista foi divulgada no final do ano (2018) pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP) no site do 18º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC). As áreas contempladas são: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Tecnologias.
Com o trabalho Aspectos Psicológicos do Comportamento Auto-danoso em Adolescentes: A Visão dos Professores, as alunas de Psicologia Bruna Fernanda de Moraes Bispo, Carolina Machado Pasqualine, Alice Mariana Gelmini e Cintia Cristina Ferreira Ridi ficaram em 2º lugar na área de Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi orientado pela docente Amanda Muglia Wechsler. “É muita pressão, tem gente do Brasil inteiro participando. Portando, foi uma satisfação e reconhecimento saber que ficamos em segundo lugar. Isso vai nos abrir outras possibilidades de ampliar nossos contatos. E a orientação e conhecimentos adquiridos na UniFAJ foram fundamentais, há um grande estímulo para seguirmos nossa carreira na psicologia. Tivermos muito contato com a prática e conhecer várias abordagens, isso foi excelente”, comenta a aluna Alice.
As alunas de Administração Ana Beatriz Grejo da Silva, Bianca dos Santos Lisboa e Gabriele Estefane da Silva ocuparam o 9º lugar dos melhores trabalhos em andamento da área de Ciências Sociais Aplicadas. O tema do projeto foi Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, orientado pelo professor Marcos Valério Gebra da Silva.
Ambos os trabalhos são do PIC (Programa de Iniciação Científica) no qual os estudantes são orientados e apoiados pelo NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares). A coordenadora geral do núcleo e da Intellectus Revista Acadêmica, professora e doutora Ana Maria Girotti Sperandio, revela que acompanha o crescimento dos alunos na área da pesquisa e incentiva. “Periodicamente, o NEPI se reúne com os alunos para orientá-los e desta forma contribuir com o avanço da produção científica da UniFAJ”, disse a docente.
Os alunos destaques no CONIC foram premiados durante o ENIC (Encontro de Iniciação Científica), realizado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro no campus II e no dia 6 de dezembro, no campus I.
“Estar entre os 10 melhores entre cerca de 2000 trabalhos, é muito significativo para a Instituição. Nós do curso de Administração da UniFAJ estamos orgulhosos das alunas e do orientador professor Marcos Valério Gerbera. A excelente colocação do trabalho demonstra a importância que damos a pesquisa no curso também como metodologia de ensino aprendizagem. A pesquisa é uma forma já reconhecida do desenvolvimento do graduando e quando, o grupo publica o estudo, o compartilhamento deste conhecimento é fundamental para o crescimento intelectual de todos nós e um caminho para o desenvolvimento humano”, comenta o professor Rogério Narciso Gomes, coordenador do curso de Administração.