Promoção Social abre 400 vagas para atendimento integral a crianças de 4 a 6 anos

A Secretaria de Promoção Social de Itapira abriu neste mês de março, 400 vagas para atendimento de crianças de 4 a 6 anos nos antigos NAIs, que agora atendem pelo nome de Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Com isso, alunos das escolas municipais, nesta faixa de idade, passarão a ter atendimento integral também no horário contrário ao das aulas. As vagas já estão sendo preenchidas e atendem principalmente famílias com mães trabalhadoras, que até este momento não tinham alternativas para seus filhos.

As vagas de 4 a 6 anos foram fechadas há cerca de sete anos em todo o município, com exceção de uma única instituição, em virtude de uma interpretação errônea da lei, informou a secretária de Promoção Social, Eliana Sobreiro
Dias. Neste ano, novo entendimento apontou para a possibilidade de o serviço ser prestado às famílias, o que fez com que a Secretaria passasse a tomar medidas imediatas para a sua implantação, contando para isso com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Entre as medidas, estão a adequação de todos os espaços dos antigos NAIs, desde salas de aulas até banheiros e playgrounds. A alimentação escolar também foi revista, com o estabelecimento de um horário de trabalho nas cozinhas que permite que nenhuma criança perca a refeição nos períodos de trânsito entre a escola que frequentam e o Grupo de Convivência em que está inscrita. Além disso, a Secretaria de Promoção Social também fez o entrosamento e a capacitação entre as equipes do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e das unidades.

Com todas estas medidas, o número de vagas nos atuais Grupos de Convivência, antigos NAIs, saltou de 170 para 400. Isso porque a Secretaria também está utilizando 20 vagas no Lar São José e 80 vagas no Educandário Nossa Senhora Aparecida, que mantêm convênio com a Prefeitura.

A medida tomada pela Secretaria de Promoção Social representa um importante apoio para as mães trabalhadoras. Sem a possibilidade de ter atendimento integral para seus filhos, muitas se viam levadas a deixar o trabalho ou a encaminhar seus filhos para o cuidado de familiares ou amigos. Agora, os Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Promoção Social, que cobrem cinco bairros do município (Jardim Raquel, Barão Ataliba Nogueira, Flávio Zacchi, Antonio Assad Alcici, Della Rocha e Istor Luppi), passam a oferecer uma possibilidade segura, confortável e permanente. “Desta forma, estamos apoiando ainda mais as famílias trabalhadoras de nossa cidade, que tanto contribuem para o nosso desenvolvimento”, afirmou Paganini.

 

Comentários