Pronto Atendimento Imediato (PAI) passa a ter painel eletrônico para agilizar atendimento

O Pronto Atendimento Imediato (PAI) implementou, nesta semana, um painel eletrônico e um novo sistema para automatizar o fluxo de atendimento aos pacientes. Com o aumento da demanda ocorrido nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde de Engenheiro Coelho iniciou os estudos para melhorar o fluxo de atendimento na unidade. Uma das possibilidades apresentadas foi a utilização de senhas e automatizar a chamada dos pacientes.

Agora, assim que o paciente der entrada na unidade de saúde, ele passa a ser chamado de forma automática pelo painel de atendimento, desde a triagem, passando pela consulta médica. O sistema já é adaptado para deficientes visuais, pois além do chamado na tela, ele anuncia o nome do paciente e o consultório que deve se dirigir através do sistema de som do painel.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Lívia Mendes Simões Coelho, “o fluxo de pacientes atendidos no PAI aumentou muito nos últimos dias, devido ao aumento dos casos de Covid-19 e de Síndromes Gripais. Com isso, o processo de anunciar o nome do paciente estava ficando inviável, já que o número de pessoas aguardando na recepção é maior. Com a implantação do sistema automático, os atendimentos serão mais ágeis, diminuindo o tempo de espera dos pacientes na unidade”.

Um monitor de 42 polegadas foi instalado na recepção, por onde o paciente pode acompanhar os nomes que foram chamados, de acordo com a ordem de chegada e com a classificação de risco, realizada durante o processo de triagem. Todo o processo é automatizado e acompanhado em tempo real pelos gestores da secretaria de saúde.

“Agora, nós esperamos que os atendimentos sejam mais ágeis e a população tenha mais qualidade no atendimento”, finalizou a secretária.

  

Comentários