Provável falta de vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde provoca adiamento da Campanha Antirrábica

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal em Jaguariúna, agendada e divulgada pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde para os dias 20 e 27 de julho e 24 e 31 de agosto, está temporariamente suspensa e aguarda um ‘sinal verde’ do Ministério da Saúde. O motivo, conforme comunicado encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, é o possível desabastecimento da vacina antirrábica para imunizar cães e gatos no Estado de São Paulo, que foi comunicado pelo Instituto Pasteur, responsável pela fabricação da vacina contra a raiva animal.

O aviso chegou por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas, ligado diretamente à Secretaria de Estado da Saúde e é assinado pela diretora Técnica de Saúde II, Márcia Regina Pacóla. O comunicado ainda sugere que os municípios suspendam a produção de material de divulgação e qualquer outra medida que gere custos com a vacinação já programada.

Diante disso, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da secretaria Municipal de Saúde, aguarda a confirmação da quantidade de doses da vacina contra a raiva animal a serem enviadas, assim como o recebimento efetivo do material. “Só depois de resolvida a situação é que iremos divulgar novamente quando a Campanha de Vacinação Antirrábica será realizada em Jaguariúna”, diz a secretária Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

 

Comentários