Público prestigia ‘Romeu e Julieta’ em Eleutério

Cerca de 50 pessoas acompanharam a exibição da peça ‘Romeu e Julieta’ da Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas ocorrida na tarde de ontem (12) em Eleutério. A apresentação atraiu a atenção de crianças, adolescentes e adultos que tomaram a praça central do bairro durante aproximadamente uma hora.

A adaptação da obra de Shakespeare feita pela companhia de teatro itapirense traz a história de cinco moradores de rua que em meio ao lixo, tralhas e tudo mais que é descartado pela sociedade, tentam subverter essa situação através do universo lúdico. Suas figuras grotescas utilizam de objetos, instalações, assemblagens, música e performance para recontar – a seu modo – o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, não abordando apenas o amor impossível de seus famosos personagens, mas também a intolerância de suas famílias, o olhar de uma sociedade ainda calcada em valores obsoletos, a intolerância, a hipocrisia, a mediocridade e preconceito, cujos atos culminam num final trágico. A peça é um espetáculo híbrido que se apropria de elementos do Teatro de Rua, do universo clownesco (mais propriamente o bufão), Performance, Artes Visuais e Teatro de Formas Animadas – este último como linguagem predominante. Os atores/manipuladores utilizam linguagem não verbal, música e manipulação de objetos na adaptação da obra de Shakespeare em interface com a vida e obra do artista Arthur Bispo do Rosário, que se reflete no apelo lúdico em se criar roupas, esculturas, instalações e na ressignificação de objetos.

Ao final da peça, os atores ainda abriram espaço para fotos e bate papo com o público. Além das apresentações já agendadas do grupo, uma nova apresentação de ‘Romeu e Julieta’ está agendada para o dia 1° de setembro no Parque Juca Mulato, durante o encerramento da 37ª Semana Juca Mulato, cuja programação completa será divulgada nos próximos dias.

  

Comentários