Quarenta educadores de Amparo foram capacitados pela Cooperjovem

Quarenta educadores das 17 escolas da Prefeitura de Amparo participaram da formatura de uma capacitação do Cooperjovem, um Programa Nacional da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Ele Atua em diversos municípios do Estado de São Paulo a partir da parceria entre Sescoop SP, cooperativas locais e as Secretarias Municipais de Educação.

Neste ano, as professoras foram convidadas a realizar um pesquisa com suas comunidades escolares, criando desta forma o PEC – projeto educacional cooperativo – o qual tem como objetivo reconhecer a principal demanda da escola e através de ações propostas em conjunto com todos atores sociais envolvidos na comunidades escolar (gestão escolar, educadores, alunos, responsáveis e comunidade ao entorno), realizar transformações por meio da parceria entre escola e comunidade, compartilhando e tornando todos corresponsáveis pelas decisões que serão tomadas, apoiando-se nos valores de uma educação cooperativa que prima pelo diálogo privilegiando uma convivência democrática.

Apesar do nome, a formação é destinada a educadores das redes municipais e de cooperativas educacionais. Tem como objetivo principal promover a potencialização e/ou transformação social na escola e seu entorno por meio da cultura da cooperação e da educação.  Traz consigo ainda o objetivo de disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas.

O Cooperjovem se encontra no segundo ano de parceria na cidade de Amparo. No ano de 2017 foi realizada a primeira formação onde estiverem presentes educadoras de 11 escolas, tendo como cooperativa parceira a Unimed Amparo, sendo elas: Cime Branca De Neve, Cime Beatriz, Cime Maria Lúcia, Emei Silvio Vichi, Cime Cinderela, Cime Jacyra Ribeiro Guilardi, Cime Bambi, Cime Polichinelo, Emef Raul Fagundes, Cime Maria Ivete e Cime Pica Pau.

Como forma de potencializar os projetos das escolas já existentes e abarcar toda a rede municipal de Educação, foi realizada neste ano a formação de mais uma turma tendo como parceria a cooperativa de crédito Sicoob Circuito das Aguas (antiga Sicoob CredMalhas), contando com 17 escolas, dentre estas 8 escolas novas, totalizando 40 educadores.

Nos próximos dois anos (2019/2020) serão realizadas as visitas de acompanhamento destes projetos pelas cooperativas parcerias Unimed Amparo e Sicoob Circuito das Aguas juntamente com a instrutora responsável pelo município de Amparo do programa Cooperjovem Vanessa Camargo Maestro, como forma de orientar e avaliar os impactos dos projetos tanto no âmbitos escolares locais quanto no âmbito escolar municipal.

“A equipe da Secretaria de Educação Municipal de Amparo é maravilhosa, desde o início da parceria com o Sescoop e as cooperativas parceiras, sempre estiverem presentes (principalmente nas formações 2017 com duas supervisoras e este ano com outra duas), participativas e dispostas a ajudar no que fosse preciso. Todas com um senso de responsabilidade critico e marcante no que diz respeito a educação”, disse Vanessa Camargo Maestro, instrutora de qualificação da Seescop.

No encerramento,  na CIME Sossego da Mamãe, participaram a gerente geral Maria Claudia de Oliveira Faria Braga, a secretária da diretoria executiva, Luana Priscila Ferreira Gomes, a instrutora Juliana Rodrigues e a secretária de Educação, Magda Teresa Béllix.

O curso que teve seu início no mês de março com a instrutora Vanessa Camargo Maestro, trouxe como pauta os seguintes temas:

Educação Brasileira

Cultura da Cooperação e Cooperativismo

Metodologia de Projetos

Método de estruturação de projetos – Cooperjovem

Aprendizagem Coletiva

 

Comentários