Raiva é tema de exposição no Museu de História Natural

O Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’ iniciou no último dia 3 uma exposição temática sobre a Raiva. O objetivo da mostra, que segue até o dia 31, é esclarecer dúvidas quanto à transmissão da doença.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.

Pelo fato da circulação na mídia local sobre os casos de raiva em animais da zona rural e em animais silvestres na zona urbana e ainda pela morte de uma pessoa em Recife – PE de raiva, o Museu de História Natural de Itapira elaborou uma exposição para desmistificar a transmissão do vírus da raiva. Associada aos morcegos, que são reservatórios do vírus, essa doença pode afetar qualquer mamífero, incluindo o homem. “Entretanto deve-se salientar que os morcegos não hematófagos (que se alimentam de frutos, insetos e néctar) fazem um serviço exemplar para o meio ambiente e exterminá-los causaria um grande desequilíbrio ecológico”, explica o taxidermista Júnior Simão.

O Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’ fica à Rua Ribeiro de Barros, 62, no Parque Juca Mulato, e o horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20 e aos domingos das 10h00 às 13h00. Mais informações pelo telefone (19) 3843-4317.

Matéria: ASCOM

 

Comentários