Rede Mário Gatti capacita alunos da Academia da GM de Campinas em primeiros socorros

Crédito: Divulgação

São 122 pessoas que recebem treinamento para poder atuar em situações críticas enquanto aguardam chegada do Samu

O Núcleo de Educação em Urgência (NEU), da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, está capacitando alunos da Academia da Guarda Municipal de Campinas em primeiros socorros para poderem atuar em situações críticas enquanto aguardam a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os 122 alunos são de Campinas, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse e Indaiatuba e completarão o curso na quarta-feira, 10 de abril. Eles estão passando por treinamento para avaliação geral de vítima e procedimentos básicos, ações de suporte básico de vida como reanimação cardiorrespiratória e cardiopulmonar, procedimentos em choque hemodinâmico, convulsões, ferimentos, entre outros.

Também recebem noções para atendimentos de traumas e fraturas, hemorragias e choque, procedimentos em casos de partos, acidentes automobilísticos, prevenção infectocontagiosa.

O responsável pelas capacitações é o enfermeiro Roni Daniel Gomes, que integra o NEU e o Samu. Ele tem especialização em cardiologia, cuidados intensivos, atendimento pré-hospitalar e é instrutor da American Heart Association (AHA)

O Núcleo de Educação em Urgência (NEU) foi criado em 2022 pela diretoria de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, para a formação, capacitação e habilitação continuada de recursos humanos para o atendimento às urgências.