Registro Eletrônico em Saúde chega a todos os serviços credenciados

Desde o dia primeiro de outubro está em vigor em todos os consultórios, clínicas, laboratórios, day-hospital e hospitais da rede de serviços credenciados da Unimed Campinas o Registro Eletrônico em Saúde (RES), ferramenta que representa o mais importante avanço tecnológico da Cooperativa Médica dos últimos anos. Além de atender a exigência da Agência Nacional de Saúde que impõe obrigatoriedade de uso exclusivo de meio eletrônico para a Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS), a vigência do RES favorece igualmente e de forma direta clientes e médicos. Os clientes ganham facilidade e comodidade e os médicos cooperados, agilidade e segurança nos atendimentos.

Por meio do RES, o médico indica, via sistema, os exames, procedimentos ou cirurgias que o paciente deverá fazer, entregando ao cliente, ao final da consulta, o Comprovante de Transação Eletrônica (CTE), para que os serviços diagnósticos ou terapêuticos solicitados sejam então agendados e realizados pelo prestador. Dessa maneira, acabam o deslocamento do cliente Unimed em busca de autorizações e as ligações ao Teleatendimento para obtenção de senha.

Via de regra, o cliente não precisa mais ir à sede ou a uma unidade da Unimed na região para ter seu exame autorizado, nem mesmo se a solicitação feita pelo médico não for prontamente liberada pelo sistema por demandar necessidade de Auditoria Médica, por exemplo. Neste caso, o cliente aguarda o contato da Cooperativa por telefone, SMS ou e-mail.

Para viabilizar o uso geral da ferramenta desenvolvida internamente pela área de Tecnologia da Informação (TI), a Unimed equipou todos os 1.460 serviços credenciados e promoveu uma série de treinamentos para capacitar médicos e  secretárias quanto ao uso da ferramenta.

Para o presidente da Unimed Campinas, Dr. José Windsor Angelo Rosa, o RES representa um ganho sem igual para todos os players e coloca a Unimed em pé de igualdade com os mais modernos recursos de TI usados pelas grandes operadoras do mundo. “É fato que toda mudança gera desconforto. Apesar dos nossos esforços, nesta fase inicial de utilização exclusiva do RES pode haver dificuldade em um ou outro serviço da rede credenciada, pelo que pedimos desculpas antecipadas aos nossos clientes. De qualquer forma, podemos assegurar que a dificuldade, se houver, será passageira”, assinala, lembrando que todos os serviços, sem exceção, têm à disposição suporte remoto e presencial das equipes de TI.

Além da facilidade nas solicitações e execuções de exames, procedimentos e cirurgias eletivas, a ferramenta RES contempla ainda o agendamento online de consultas – onde o próprio cliente acessa a agenda do médico de seu interesse pelo portal www.unimedcampinas.com.br e marca a consulta para data e horário disponíveis -, o acesso exclusivo dos médicos aos exames laboratoriais disponibilizados no RES, e ainda o Prontuário Eletrônico, que reúne informações sobre o histórico de saúde do paciente.

UNIMED CAMPINAS
Segunda singular do Sistema Unimed a ser fundada no país, a Unimed Campinas completará 44 anos no final deste ano.  Sua estrutura de atendimento que reúne 3.148 médicos cooperados, 25 hospitais, 170 serviços credenciados, como clínicas e laboratórios, 10 hospitais-dia e um Centro de Quimioterapia Ambulatorial, associada à carteira de clientes que totaliza 800 mil vidas em atendimento, faz da singular de Campinas a maior Unimed do interior do Brasil. No total, são mais de 7 mil empresas contratantes. Além da cidade de Campinas, compõem a área de ação da singular os municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Hortolândia, Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

 

Comentários