Reinauguração da EMEI Alice Menuzzo Semeghini em Santo Antônio de Posse: Um Resgate à Educação Infantil

Da Redação

Na tarde de 5 de março, um evento marcou a história educacional de Santo Antônio de Posse. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Departamento de Educação, reinaugurou a EMEI Alice Menuzzo Semeghini, que estava fechada há vários anos. O antigo prédio da EMEI Alice agora abriga uma clínica, enquanto a reinauguração ocorreu no antigo prédio da merenda escolar, que passou por reformas e adaptações para receber 80 crianças de 6 meses a dois anos de idade.

A história por trás do nome da escola remete a uma figura representativa da cidade, Alice Menuzzo Semeghini, filha de imigrantes italianos com um espírito empreendedor entrelaçado ao desenvolvimento do município. Sua trajetória na educação é peculiar, desde os tempos em que ajudava sua mãe com a pensão que recebia de cidades maiores  professores, diretores e profissionais da educação que contribuíam com o ensino no município de Santo Antônio de Posse.

No discurso emocionado de seu filho, João, ele ressaltou a importância de resgatar a memória de Alice na educação infantil,  pode parecer paradoxal à primeira vista uma comerciante ser escolhida para dar nome a uma EMEI, porém, a escolha do nome faz todo o sentido quando se entende a sua trajetória. Seus Pais chegaram ao Brasil como imigrantes da Itália, analfabetos, mas Alice compreendeu desde cedo a importância do investimento em educação, e investiu para que todos em sua família tivessem uma formação, tornando-se uma família instruída.

Em seu discurso, o Prefeito João Leandro Lolli destacou a merecida homenagem a Senhora Alice e agradeceu a toda sua equipe, especialmente à equipe da educação, por entregar mais uma obra importante para solucionar a demanda por vagas de creche no município. A reinauguração da EMEI Alice Menuzzo Semeghini não é apenas a inauguração de um prédio, mas sim o resgate de uma história  e um compromisso renovado com o futuro das crianças de Santo Antônio de Posse.