Repertório do show da Sinfônica com Chitãozinho e Xororó terá de O Guarani a Evidências
Crédito: Carlos Bassan
Primeira peça tocada pela Sinfônica será a abertura da ópera O Guarani, de Carlos Gomes. Sucessos dos sertanejos prometem agitar o público na Arautos da Paz
O repertório do concerto da Orquestra Sinfônica com a dupla Chitãozinho e Xororó já está definido. Os fãs da dupla vão poder cantar músicas conhecidas como Fio de Cabelo, No Rancho Fundo, Sinônimos, Brincar de Ser Feliz, 60 Dias Apaixonados e Evidências. O evento gratuito, que será no dia 14 de julho, às 18h, na Praça Arautos da Paz, faz parte das comemorações dos 250 anos de Campinas.
“Nós estamos muito felizes e honrados em dividir o palco com essa dupla, que já faz parte do patrimônio histórico brasileiro e campineiro. O palco vai ser composto de duas instituições, a dupla e a Orquestra Sinfônica de Campinas, duas instituições que reverberam tudo o que há de melhor de Campinas para o Brasil e para o mundo”, disse o maestro Carlos Prazeres. “Vai ser um dia muito especial para celebrar os 250 anos dessa cidade e de celebrar a cultura campineira para o Brasil e para o mundo”, completou.
A abertura da programação ficará a cargo da Orquestra, que executará duas peças: a abertura da Ópera o Guarani, do maestro campineiro Carlos Gomes, e a 5ª Sinfônica de Beethoven (1º movimento).
“Em um concerto especial para a celebração do aniversário de Campinas não poderia faltar Carlos Gomes, um dos mais ilustres filhos da cidade. Será um prazer ter na programação O Guarani, obra conhecida mundialmente”, disse o Wanilton Mahfuz, maestro e diretor administrativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
O show está sendo patrocinado pela Patriani, Covabra, Unimed, Royal Palm Plaza Resort Campinas, Matuto, Fogão Mineiro, Higa Atacadista e Artesano Urbanismo.
Cadeiras reservadas
A Secretaria de Cultura e Turismo vai disponibilizar, no dia do concerto, 300 lugares para pessoas com deficiência e idosas. As cadeiras serão liberadas por ordem de chegada.
“Estamos preparando tudo com muito carinho para que seja um show para todos os públicos e idades”, disse a secretária da Pasta, Alexandra Caprioli. “A expectativa é de que tenhamos um grande público, por isso é importante que as pessoas cheguem cedo e garantam um bom lugar”, completou.
Repertório completo
A Orquestra vai executar sozinha O Guarani, de Carlos Gomes; e a a 5ª Sinfônica de Beethoven (1º movimento). Na sequência, a plateia poderá cantar 20 sucessos da dupla Saudade da Minha Terra, 60 Dias Apaixonado, Confidências, Página Virada, No Rancho Fundo, Coração Sertanejo, Majestade, o Sabiá, Sinônimos, Eu Menti, Brincar de Ser Feliz, Vá pro Inferno/Galopeira, Fio de Cabelo, Alô, Se Deus me Ouvisse, Falando às Paredes, Página de Amigos, Sistema Bruto, Nascemos para Cantar, Bailão de Peão e Evidências.
Programação dos 250 anos
Outros eventos estão programados para o mês de julho, em comemoração aos 250 anos de Campinas.
A exposição “Histórias da Cidade no Acervo do Arquivo Municipal de Campinas” começa no dia 11 de julho, quinta-feira, às 10h, no saguão do Paço Municipal. Na mesma data, no Salão Vermelho, ocorre o lançamento do livro de mesmo nome com artigos de pesquisadores que utilizaram o Arquivo para suas pesquisas.
Abrindo a programação do dia 14, às 7h, acontece a 7ª Maratona de Campinas vai levar 2,5 mil inscritos, sendo 230 maratonistas para as ruas da cidade. A largada para todas as modalidades será às 7h, na Av. Norte-Sul (em frente a Alpini Veículos).
Na sequência, a partir das 10h, o encontro é na Praça Carlos Gomes, com mais uma edição do Chefs Campinas. A expectativa para este ano é da participação de cerca de 15 mil pessoas.
Banda Sinfônica do Exército
Outro presente para Campinas será a apresentação na Banda Sinfônica do Exército, no dia 27 de julho, a partir das 20h, na Escola de Cadetes.