Responsável pelo Canil de Jaguariúna pede ajuda aos munícipes nas redes sociais

Matéria: Paula Partyka

Segundo ele, Projeto de Lei a ser encaminhado para a Câmara Municipal determina e dá forças para o guarda trabalhar com mais facilidade

 

Há aproximadamente 12 anos o Canil Municipal de Jaguariúna atua na proteção dos animais. O responsável e inspetor, Silvio Luiz Telles de Menezes, recentemente divulgou sobre Projeto de Lei desenvolvido a fim de facilitar o trabalho do guarda.

Menezes, fala que há tempos é desenvolvido um trabalho de proteção animal dentro do canil. Com isso, a equipe sentiu a necessidade de uma lei municipal para regulamentar muitas das ações, dando força para coibir aquele que pratica os maus tratos.

A maneira de fazer isso, conforme Menezes, é mexendo onde a pessoa mais se preocupa, no bolso. “Cobrando uma multa daquele que está nos maus tratos, no abandono. Ou aquele que atropelou um animal, por ventura, e não prestou socorro. Então, se pego a placa do veículo e constatado o crime, ele será multado”.

O projeto de lei funciona na cidade de Itapira, Campinas, Amparo e em várias cidades que tem dado um valor muito alto para a questão de maus tratos e abandono. Desse modo, dando força para o município autuar.

O cabeçalho do projeto de lei diz o seguinte: “Estabelece no âmbito do município de Jaguariúna, sansões e penalidades administrativas para aqueles que pratiquem maus tratos, abandono e omissão de socorro em relação a atropelamentos aos animais domésticos e silvestres”.

A pessoa pode ser multada pelo agente fiscalizador, com valor mínimo de R$250 e máximo de R$200 mil. O não pagamento da multa ou ressarcimento dentro dos prazos, implica no débito endividativo.

Para que o Projeto de lei seja encaminhado para a Câmara Municipal de Jaguariúna e seja estudado para possivelmente entrar em vigor, é necessário unir forças. Ou melhor, assinaturas.

Menezes explica que são necessárias 1.976 assinaturas. “O que é muito pouco diante de tantas pessoas que me procuram e falam que estão a favor dessa causa. Então eu preciso que você, eleitor de Jaguariúna, assine esse abaixo assinado e iremos enviar o projeto como iniciativa popular”.

O projeto pode ser encontrado, juntamente com a lista de assinaturas, nas viaturas do Canil Municipal. Faz-se necessário o nome completo, título de eleitor e assinatura. Lembrando que são contabilizados apenas os munícipes de Jaguariúna.

 

Comentários