Rio espera bater recorde de turistas durante Jogos Olímpicos

Entre 450 mil e 500 mil turistas estrangeiros são esperados na cidade do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Esta estimativa foi apresentada pelo ministro do Turismo, Vinícius Lages, em janeiro deste ano no Seminário de Turismo para os Jogos Olímpicos de 2016. Os jogos, que iniciarão no dia 05 de agosto, contarão com a participação de, pelo menos, 12.500 atletas distribuídos em 28 modalidades.

Karina Lauriano é peruana e está no Brasil cursando História no Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho. A estudante de 22 anos visitará o Rio nas próximas férias e já faz planos para estar presente na abertura dos Jogos, no dia 05 de agosto. “Apesar de estar no Brasil há dois anos, tudo ainda é novidade pra mim, até porque a maior parte do meu tempo eu passo aqui na universidade”, disse.

Quando questionada sobre a expectativa que tem para conhecer a “cidade maravilhosa”, Karina não esconde a ansiedade. “Lá fora quando se fala no Brasil, a gente já pensa no Rio, é uma referência muito forte e de pensar que eu vou poder conhecer essa cidade num período tão bacana como esse, eu só posso ter as melhores expectativas”, enfatizou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Turismo, 6 milhões de estrangeiros visitaram o país durante a Copa do Mundo em 2014. “Com os esforços dos Jogos Olímpicos e o trabalho promocional antecipado, esperamos trazer muito mais. Pelo menos até o final de 2016, esperamos ter 6,5 milhões de turistas visitando o Brasil”, declarou Vinícius Lages durante o Seminário de Turismo.

O carioca, Renato Castro, também é estudante universitário no Unasp e ressalta que existem muitas coisas referentes a estrutura que precisam ser melhoradas para receber os turistas, porém diz que a alegria de ver sua cidade natal no foco do mundo é maior do que o receio.

“Com os Jogos no Rio, nossa cidade vai aumentar consideravelmente o fluxo de turistas nacionais e internacionais. É muito bom ver o Rio com uma imagem boa lá fora, espero que apesar de algumas deficiências estruturais, possamos superar as expectativas em agosto”, declarou.

Maria Zilda Nogueira

 

Comentários